Topo

Danilo Lavieri

Por que seleção e Neymar insistiram com convocação mesmo com lesão?

Neymar sentiu lesão durante a partida entre Istanbul e PSG, pela Liga dos Campeões - Getty Images
Neymar sentiu lesão durante a partida entre Istanbul e PSG, pela Liga dos Campeões Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

12/11/2020 23h15

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Mesmo sabendo que Neymar tinha boas chances de não ter condições de jogo, a seleção brasileira insistiu na convocação do jogador do PSG para as Eliminatórias da Copa do Mundo para as partidas contra Venezuela e Uruguai. Afinal, por quê?

Na visão da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o jogador tinha plenas chances de se recuperar de uma lesão no músculo adutor da perna esquerda. Já no primeiro contato com o PSG, antes do anúncio da lista por Tite, a seleção apostava no passado do atacante para que ele voltasse mais rápido do que o normal.

Por conta disso, clube e CBF entenderam que poderiam ir contra o pedido de Thomas Tuchel, técnico da equipe francesa, que se manifestou mais de uma vez contra a viagem de seu principal jogador. O atleta viajou e fez tratamento em três períodos e foi monitorado de perto pelo departamento médico da seleção.

Já estava marcado para hoje um exame que poderia definir a condição do camisa 10. Ele participou de um trabalho individual em um campo separado na Granja Comary, enquanto Tite comandava um treino com a equipe que será titular contra os venezuelanos.

Neymar viajou com a delegação para São Paulo e recebeu a notícia do corte pouco antes da nota oficial da CBF. O exame indicou que ele não se recuperou antes do esperado e que não haveria chance de atuar nem mesmo contra o Uruguai, na semana que vem.

Na coletiva de imprensa mais cedo, Tite foi questionado sobre o tema e foi evasivo. Ele não quis comentar a chance de Pedro ser cortado caso Neymar tivesse condições de jogo. O atacante do Flamengo foi convocado como opção caso o jogador do PSG não pudesse jogar, aumentando a lista dos 23 nomes usuais para 24.

O episódio é mais um que causa discordância entre seleção e membros do PSG. Até mesmo antes da Copa do Mundo de 2018, houve debate sobre a melhor forma do jogador se recuperar de uma lesão no quinto metatarso. A opção sugerida pela CBF foi a acatada: a operação.

Agora, Neymar deve voltar amanhã para Paris, onde continuará o seu tratamento para ter condições de jogo.