Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como será a transmissão dos clássicos do Carioca após racha dos clubes

Flamengo x Vasco, por exemplo, terá mando rubro-negro e poderá ser transmitido pela Band - Thiago Ribeiro/AGIF
Flamengo x Vasco, por exemplo, terá mando rubro-negro e poderá ser transmitido pela Band Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Colunista do UOL

12/01/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Campeonato Carioca de 2023 não teve uma única venda organizada dos direitos de transmissão, já que Vasco e Botafogo se recusaram a participar do acordo entre Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) e a agência Brax, que fecharam contratos com a Band na TV aberta e também na TV por assinatura.

Com isso, o torcedor pode ficar um pouco confuso sobre como vão funcionar os jogos, principalmente os clássicos, na televisão. A grande questão para entender esse cenário é a chamada "Lei do Mandante", que está em vigor no Brasil desde 2021.

Pelo texto antigo da Lei Pelé, uma emissora precisava ter contrato com os dois times em campo para poder transmitir um jogo. Se não tivesse algo assinado com um deles, a partida ficava inviabilizada, o que se convencionou chamar de "jogos no escuro". Agora não é mais assim.

Vasco e Botafogo podem ser usados pela Band quando forem visitantes. Não há espaço para reclamação, tampouco direito a qualquer valor do contrato assinado pela emissora com a Ferj, Brax e demais clubes. Em contrapartida, a dupla dissidente pode fazer o que quiser com os jogos nos quais são mandantes, sem qualquer necessidade de aval dos adversários ou de quem organiza a competição.

Assim, o primeiro clássico do Cariocão 2023 será um Vasco x Botafogo na terceira rodada, duelo marcado para o dia 23 de janeiro, uma segunda-feira, às 20h30. Este jogo será transmitido por quem tiver acordo com a equipe cruz-maltina. Uma das possibilidades é a CazéTV, canal do streamer Casimiro Miguel, mas não havia nada oficial até o fechamento deste texto.

Já na quinta rodada, no dia 29 de janeiro, um domingo às 18h, o Campeonato Carioca terá o clássico Fluminense x Botafogo. Como o mando é do Tricolor, a Band poderá transmitir e já programou a exibição desta partida na tabela oficial divulgada pela Ferj. O BandSports também deve exibir o duelo.

Na oitava rodada, novamente um clássico do Flu contra um dissidente e com mando tricolor. O duelo Fluminense x Vasco está marcado para outro domingo às 18h, o dia 12 de fevereiro, também com transmissão dos canais da Band.

Só na nona rodada é que aparece um duelo entre grandes que poderá ser transmitido por quem ficar com os direitos avulsos do Cariocão. Ainda sem data e horários definidos, Botafogo x Flamengo terá mando botafoguense no fim de semana de 25 ou 26 de fevereiro.

Mas nas duas últimas rodadas da primeira fase aparecem clássicos com o Flamengo sendo mandante, ou seja, com transmissão possível pela Band e pelo BandSports. Na 10ª rodada tem Flamengo x Vasco, provavelmente no dia 5 de março. Na última jornada desse estágio da competição tem Flamengo x Fluminense.

Resumindo:

  • A Band terá direito de transmitir quatro dos seis clássicos que o Cariocão terá na primeira fase.
  • Quem tiver o pacote de Botafogo e Vasco só terá outros dois, o confronto entre ambos e o jogo dos botafoguenses contra o Flamengo.
  • O pacote dos dissidentes até pode ficar mais interessante nos duelos de mata-mata, dependendo do jogo e de quem mandar a ida ou a volta.