Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Grupo Globo alcançou 170 milhões de pessoas com transmissões da Copa na TV

Em Copa marcada por despedida de Galvão na TV aberta, Globo conseguiu maiores audiências do ano - Reprodução/Globo
Em Copa marcada por despedida de Galvão na TV aberta, Globo conseguiu maiores audiências do ano Imagem: Reprodução/Globo

Colunista do UOL

21/12/2022 15h31

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Grupo Globo está comemorando a marca de mais 170 milhões de pessoas alcançadas com as transmissões da Copa do Mundo de 2022 na TV. O resultado soma as audiências da TV Globo, na TV aberta, do sportv, na TV paga, ao longo de todas as 64 partidas da competição, que terminou no último domingo (18) com vitória da Argentina nos pênaltis da final contra a França, rendendo o tricampeonato mundial ao time de Lionel Messi.

De acordo com números divulgados pela empresa, a TV Globo sozinha alcançou mais de 165 milhões de pessoas na Copa de 2022, registrando um aumento de 62% na audiência média da faixa horária da tarde em relação aos números do período anterior à realização do Mundial no Qatar. Segundo a emissora, foram 77 milhões de homens e 85 milhões de mulheres que passaram pelas transmissões do canal.

A Globo destacou ainda que as dez maiores médias diárias de audiência no período de 7h à 0h do ano foram registradas durante a Copa do Mundo. A emissora lembrou que esse resultado veio em um ano marcado pela cobertura das eleições presidenciais (as mais acirradas desde a redemocratização) e também pelo sucesso da novela "Pantanal" na faixa das 21h.

Os cinco jogos da seleção brasileira foram os eventos mais vistos do ano, com participação média de 80% sobre o total de televisores ligados, alcançando também em média 70 milhões de pessoas em cada partida. O maior número registrado foi nas oitavas de final, quando o Brasil goleou a Coreia do Sul por 4 a 1, e o jogo teve a melhor audiência da faixa horária desde a Copa do Mundo de 2006.

O canal sportv, que levou ao ar mais de 300 horas de programação sobre Copa do Mundo, alcançou mais de 40 milhões de pessoas diferentes, número que considera também espectadores que viram a emissora por meio da internet. Como muitas pessoas passam pela TV Globo e pelo sportv ao longo do Mundial, não é correto somar o alcance individual dos dois canais, daí a conta que considera o total do grupo na TV com a marca de 170 milhões.

De acordo com a Globo, o sportv teve 87% de participação sobre a audiência dos canais esportivos durante a Copa, o que é natural, já que as emissoras concorrentes não tiveram transmissões esportivas nesses horários em um mês no qual o mundo do futebol praticamente parou para a realização do Mundial. Os jogos do Brasil contra a Sérvia, Suíça e Croácia foram também os dias nos quais o sportv marcou três das 12 maiores audiências da TV paga desde 2014, quando começou a atual medição.