Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Jogo do Japão tem audiência que Globo não via desde Mundial do Corinthians

Daichi Kamada disputa a bola com Francisco Calvo na partida entre Japão e Costa Rica na Copa do Mundo - Hector Vivas - FIFA/FIFA via Getty Images
Daichi Kamada disputa a bola com Francisco Calvo na partida entre Japão e Costa Rica na Copa do Mundo Imagem: Hector Vivas - FIFA/FIFA via Getty Images

Colunista do UOL

27/11/2022 11h49

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O jogo do Japão que acabou em derrota para a Costa Rica por 1 a 0, hoje, rendeu uma audiência nacional que a Globo não via na faixa entre 7h e 8h53 da manhã desde o dia em que o Corinthians ganhou o Mundial de Clubes há praticamente 10 anos, o único título do Timão no torneio transmitido pela emissora, já que a conquista de 2000 foi exclusiva da Band na TV aberta.

De acordo com dados prévios do Ibope, a partida válida pelo Grupo E da Copa do Mundo de 2022 registrou média de 12 pontos no PNT (Painel Nacional de Televisão), com 49% de participação entre os televisores ligados na faixa horária, que teve crescimento de 75% em relação a semanas anteriores.

A Globo informou que esta foi a maior audiência do horário no PNT desde 16 de dezembro de 2012. Naquele dia, o Corinthians enfrentou o Chelsea em jogo realizado a partir das 8h30 no horário de Brasília. Ou seja, o período de Japão x Costa Rica hoje bateu com parte do primeiro tempo e o pré-jogo daquela decisão, que também foi transmitida pela Band. A espera da torcida corintiana na época ajudou a alavancar também o "Globo Rural", gerando 13 pontos para a Globo.

Em São Paulo, o jogo de hoje fez 12 pontos de média com 45% de participação. O crescimento em relação a outros domingos nesse horário foi de 50%, mesmo aumento registrado no Rio de Janeiro, onde a partida também teve média de 12 pontos, mas com share de 48%.

Cada ponto no Ibope em São Paulo equivale a 74.666 domicílios, ou 205.755 indivíduos. No Rio de Janeiro, um ponto representa 47.601 casas, ou 124.692 pessoas. No Painel Nacional de Televisão, que é a média ponderada das 15 praças com medição de audiência do instituto, cada ponto vale 258.821 domicílios, ou 713.821 indivíduos.

Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri, Milly Lacombe e Mauro Cezar debatem os destaques da Copa do Mundo do Qatar no Posse de Bola na Copa. Assista ao vivo, todos os dias, a partir das 18h, no UOL Esporte