Topo

Allan Simon

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Placar atrasado e Luis Roberto à vontade marcam estreia da Copa na Globo

Luis Roberto narrou abertura da Copa do Mundo de 2022 na Globo - Reprodução/TV Globo
Luis Roberto narrou abertura da Copa do Mundo de 2022 na Globo Imagem: Reprodução/TV Globo

Colunista do UOL

20/11/2022 15h14

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Primeiro jogo da Copa do Mundo de 2022, a vitória do Equador sobre o Qatar por 2 a 0 teve uma transmissão dentro do padrão ao qual o telespectador da TV Globo se acostumou nas últimas décadas. A diferença mais evidente foi a presença de Luis Roberto na narração de um jogo inaugural de Mundial no lugar de Galvão Bueno, que não conseguiu viajar a tempo de participar da abertura após se recuperar da covid-19.

Apesar de ser uma missão importante, já que desde Osmar Santos no Itália x Bulgária de 1986 ninguém mais além de Galvão abriu uma Copa do Mundo na Globo, Luis Roberto não pareceu sentir o peso e ficou muito à vontade no papel de "sucessor imediato" do narrador titular.

Tão à vontade que nas redes sociais o único ponto que gerou alguma conversa foi a pronúncia de Luis Roberto se empolgando ao falar da banda "Coldplay" no intervalo, se referindo ao som que tocava no estádio (veja mais abaixo). Em alguns momentos até colocou uma dose de emoção que o jogo não pedia, já que o Equador foi superior a um Qatar bem frágil na maior parte do tempo.

Vale lembrar que o locutor já tinha passado por missão parecida ao substituir Galvão na final da Libertadores de 2019, quando o Flamengo foi campeão contra o River Plate, última decisão do torneio exibida pela emissora até hoje.

Galvão Bueno participou da transmissão com um vídeo gravado já no Qatar, no qual desejava bom trabalho a Luis Roberto, e que a abertura fosse a "primeira de muitas" na carreira do narrador.

Com sinal alternativo na internet com apresentação de Tiago Leifert e a concorrência digital também do streamer Casimiro Miguel, a TV Globo manteve o ritmo tradicional de outras Copas na linguagem e maneira de transmitir para o público mais amplo e diverso da TV aberta.

O problema mais evidente da transmissão da Globo neste primeiro jogo foi a ausência do placar no alto da tela nos 10 minutos iniciais da partida. Luis Roberto disse no ar que a geração das imagens é da Fifa e que jogos iniciais "têm seus inconvenientes". Soou estranho, uma vez que o SporTV, do mesmo grupo, tinha o GC do placar desde o começo do jogo. Bem como a transmissão de Casimiro na Twitch, no YouTube e no Fifa+.

Os telespectadores só puderam acompanhar o tempo e placar do jogo pouco antes dos 11 minutos de bola rolando. A primeira versão colocada pela Globo no ar era maior que a exibida em outros players de transmissão, e alcançava quase o centro da imagem. No segundo tempo, a emissora corrigiu o problema e colocou um GC mais proporcional na tela.

Uma curiosidade é que o sinal alternativo do SporTV em 4K, disponível em algumas operadoras e no Globoplay, também não tinha o placar e demorou até mais que a TV Globo para exibi-lo.