Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

"EE" especial e abertura sem Galvão: como será o início da Copa na Globo

Luis Roberto narra a abertura da Copa do Mundo na Globo no domingo (20) - Divulgação
Luis Roberto narra a abertura da Copa do Mundo na Globo no domingo (20) Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

19/11/2022 12h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Globo começa oficialmente as transmissões da Copa do Mundo de 2022 neste domingo (20) com cinco horas seguidas de conteúdos relacionados ao evento, que vai ser realizado no Qatar até o dia 18 de dezembro e será exclusivo da emissora em TV aberta no Brasil. Um dos destaques será a primeira partida inaugural de uma Copa sem narração de Galvão Bueno desde 1986.

De acordo com a programação divulgada pelo canal, a primeira jornada se inicia às 10h (horário do Brasília), em uma edição do "Esporte Espetacular" praticamente toda dedicada ao Mundial do Qatar, prossegue com a Cerimônia de Abertura a partir das 11h40, volta com mais um bloco do "EE" às 12h10, e, por fim, entrega para o jogo inaugural da Copa entre Qatar e Equador por volta de 12h40. A bola rola às 13h.

O "Esporte Espetacular" será apresentado já do novo estúdio especial montado pela Globo no Rio de Janeiro e terá agora o comando de Bárbara Coelho e Tiago Medeiros. Além de fazer entradas ao vivo com informações da seleção brasileira, a atração vai destacar reportagens especiais feitas pelos enviados da emissora.

Será exibida uma matéria de Guilherme Pereira entrevistando Lucas Paquetá, Vinicius Jr. e Raphinha, estreantes de uma seleção que tem 16 caras novas nesta Copa. As distâncias curtas entre os estádios no Qatar será tema de reportagem especial de Eric Faria, que vai mostrar como é possível ver até três jogos no mesmo dia se deslocando por ônibus e metrô.

Na hora do jogo Qatar x Equador, quem assume o comando da transmissão é Luis Roberto. O narrador substitui Galvão Bueno, originalmente escalado para mais uma abertura de Copa, mas que não conseguiu um teste negativo de covid-19 a tempo de viajar para fazer o primeiro jogo do evento. Galvão se recuperou da doença e viajou na última sexta-feira (18), deve estrear na transmissão de Brasil x Sérvia, na quinta (24), às 16h.

Luis Roberto será o primeiro narrador diferente de Galvão Bueno a fazer um jogo de abertura de Copa do Mundo na TV Globo desde Osmar Santos, que narrou o empate em 1 a 1 entre Itália e Bulgária na partida inaugural da edição de 1986. É importante lembrar que naquele dia houve participação de Galvão na transmissão. Ele narrou a cerimônia de abertura, mas Osmar assumiu o microfone na hora do jogo. Desde 1990, todas as partidas que abriram Copas tiveram o atual locutor titular da emissora no comando.

Depois do jogo, a Globo vai exibir duas atrações da grade normal, o "Família Paraíso" e o filme "Projeto Gemini", mas o "Domingão com Huck" terá conteúdos de Copa do Mundo a partir das 17h30. O programa vai receber Tino Marcos e Jojo Todynho, que, aliás, será comentarista da "Central da Copa", outro programa que estreia no primeiro dia do Mundial na emissora. Além de Jojo, comandam a atração Alex Escobar e o ex-jogador Fred, ídolo do Fluminense.