Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Paulo Andrade fala da tensão antes de narrar sua 1ª final de Libertadores

Paulo Andrade, narrador dos canais ESPN - Divulgação/ESPN
Paulo Andrade, narrador dos canais ESPN Imagem: Divulgação/ESPN

Colunista do UOL

27/10/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O narrador Paulo Andrade vai fazer sua primeira final de Libertadores no próximo sábado (29). O profissional, conhecido por ser a voz da Premier League no Brasil, agora contará a história de Flamengo x Athletico Paranaense nos canais Disney, transmissão que estará disponível na ESPN, em TV paga, e no Star+, no streaming.

Em entrevista à coluna concedida pouco antes de viajar à cidade de Guayaquil, no Equador, onde já participa da cobertura na emissora, o narrador contou que sente uma "tensão" pela chance inédita em sua carreira. Com quase 20 anos de ESPN, Paulo Andrade já narrou grandes finais de torneios como Copa do Brasil e Champions League.

"É uma coisa que eu jamais fiz. Estou acostumado a grandes desafios, tive a oportunidade de narrar grandes jogos, grandes finais na carreira. Mas sempre a primeira vez é diferente, e não tem como negar que a sensação é diferente. Eu estou tenso, acho que essa é uma boa palavra, mas é uma tensão que vou procurar canalizar para o bem. Para o bem do meu trabalho. Vou transformá-la em mais foco, mais concentração, mais inspiração nas palavras e tudo aquilo que eu considero o ideal - mais emoção - em uma grande transmissão", disse o narrador.

"A responsabilidade é gigante, e com certeza será um marco. Espero poder fazer jus a toda a expectativa e merecer outras oportunidades na carreira", completou.

Paulo Andrade ganhou projeção como narrador em 2003, quando teve uma passagem rápida pelo SBT nas transmissões do Campeonato Paulista. Meses depois, passou a integrar a equipe da ESPN. A relação com a Libertadores começou em 2020, quando a Disney realizou a fusão entre os times da ESPN e do Fox Sports, adquirido pela empresa em 2018. Esse foi o ponto de virada que permitiu ao narrador participar de competições além do futebol europeu.

A Disney já renovou o contrato para transmitir a Libertadores no próximo ciclo de direitos da Conmebol, de 2023 a 2026, e comprou também a Copa Sul-Americana e a Recopa, aumentando seu portfólio de competições envolvendo clubes brasileiros.

"Estou curtindo demais, porque é uma fase - e tende a ser mais que isso - muito importante na minha carreira. Eu tive e tenho o nome muito atrelado ao futebol internacional em todos esses anos. E quando a ESPN fazia a Copa do Brasil, lá atrás, não era nas melhores condições. O que eu quero dizer é que tinha poucos jogos exclusivos, dividia com TV aberta, a gente não conseguia fazer uma cobertura tão completa como faz na Libertadores, não tinha a mesma quantidade de jogos, então estou curtindo demais viver de perto o dia a dia dos clubes brasileiros na competição mais importante, que é a Libertadores, e será também na Sul-Americana a partir da próxima temporada", afirmou Paulo Andrade.

Sobre a final que vai narrar no sábado, o narrador da ESPN espera um cenário com o Flamengo tentando propor jogo e impor um estilo em campo, com o Athletico de Felipão buscando parar o adversário e aproveitar os contra-ataques. Mas que isso pode mudar a qualquer momento pelo formato de decisão em jogo único.

"Pelo fato de ser um jogo de 90 minutos, o imponderável pode mudar toda essa história. Por exemplo, uma expulsão no começo do jogo, um gol que sai no começo do jogo, uma falha individual inesperada, um herói improvável, é isso que deixa ainda mais apaixonante a decisão, e por ser uma decisão de apenas 90 minutos, ainda mais imprevisível. Então eu acho que é imprevisível, imagino essas características que eu citei, mas tem muito imponderável que pode dar as caras no sábado. Esperamos um grande jogo, um grande espetáculo de jogo, que condiz com a história dessas duas equipes e com a transmissão que a gente vai fazer", disse o narrador.

A cobertura da ESPN terá 19 profissionais enviados ao Equador. Paulo Andrade vai narrar o jogo ao lado dos comentaristas Zinho e Paulo Calçade. O time inclui ainda Pedro Ivo Almeida, William Tavares, Gian Oddi, Eugênio Leal e a repórter Lilly Nascimento. O jogo Flamengo x Athletico começa às 17h (horário de Brasília) no sábado.