PUBLICIDADE
Topo

Basquete

Lebron rebate após Ibra criticá-lo por postura política: 'nunca me calarei'

LeBron James em ação pelos Lakers  - GettyImages
LeBron James em ação pelos Lakers Imagem: GettyImages

Do UOL, em São Paulo

27/02/2021 13h19Atualizada em 27/02/2021 13h28

LeBron James rebateu as críticas feitas por Zlatan Ibrahimovic sobre seus posicionamentos políticos. Depois de o sueco afirmar que atletas como ele deveriam focar no esporte, o jogador da NBA foi categórico: "nunca me calarei".

Nunca me calarei sobre as coisas que estão erradas. Eu prego sobre meu povo e prego sobre igualdade, justiça social, racismo, repressão eleitoral. Vou usar minha plataforma para continuar a lançar luz sobre tudo o que está acontecendo neste país e ao redor do mundo.
LeBron James, em resposta a Ibrahimovic

"De jeito nenhum eu iria me limitar aos esportes, porque eu entendo o quão poderosa esta plataforma e minha voz são", disse aos jornalistas após a vitória dos Lakers sobre o Portland Trail Blazers por 101 a 93.

LeBron relembrou de um episódio em 2018, quando Ibra relatou sofrer preconceito na Suécia. Ele sentia que era tratado diferente por não ter um sobrenome tradicional no país - o jogador do Milan é filho de pai bósnio e mãe croata.

"É engraçado que ele diga isso. Penso que em 2018 foi ele que disse, quando estava na Suécia, que sentiu racismo porque o seu sobrenome não era normal na Suécia. Certo? Disse isso, verdade? Creio que disse", completou o jogador de basquete.

As declarações de Ibrahimovic repercutiram após uma entrevista concedida ao site da UEFA, onde ele elogiava a grandeza de LeBron no esporte, mas pontuava que falar de política é um "erro que as celebridades cometem".

"O que ele faz é fenomenal, no entanto, não gosto quando pessoas com qualquer tipo de 'status' falam sobre política. Você faz o que é bom. Eu jogo futebol porque sou o melhor no futebol. Não, eu faço política. Se eu fosse político, me dedicaria à política", declarou o jogador do Milan, que completou.

"Esse é o primeiro erro que as celebridades cometem quando sentem que chegaram. Para mim, é melhor ficar longe dessas questões e fazer o que você é bom, em caso contrário você corre o risco de não causar uma boa impressão."

Nesta a semana, a UEFA abriu uma investigação para apurar insultos de cunho xenofóbico proferidos contra Ibrahimovic na Liga Europa. Ele não se pronunciou sobre o caso.

Basquete