Topo

Técnico da NBA participa de protesto contra racismo em Atlanta

Lloyd Daniel Pierce, técnico do Atlanta Hawks, participa de protesto contra racismo - Reprodução/TMZ
Lloyd Daniel Pierce, técnico do Atlanta Hawks, participa de protesto contra racismo Imagem: Reprodução/TMZ

Do UOL, em São Paulo

15/06/2020 22h10

Lloyd Daniel Pierce, técnico do Atlanta Hawks na NBA (liga de basquete dos Estados Unidos), participou hoje de um protesto contra o racismo em Atlanta, nos EUA. As manifestações ocorreram após a morte de Rayshard Brooks, homem negro que foi morto a tiros por um policial branco de Atlanta na semana passada no estacionamento de uma rede de restaurantes.

"A questão não está em Atlanta, acho que está em nosso país, que não aborda o racismo e o mantém como racismo sistêmico por 400 anos. Estou mais encorajado pelo que estamos vendo aqui hoje, mas entendo que todo mundo está lutando em cidades diferentes em todo o mundo, não apenas em nosso país, para abordar a questão de Vidas Negras Importam e o racismo existir em nosso país", disse ao site TMZ.

"Temos um problema sistêmico. Apontar o dedo para quem fez isso ou aquilo. Não estamos lutando pelo que está acontecendo agora. Estamos lutando por algo que vem acontecendo por mais de 450 anos. A questão é que temos que confrontar o racismo no nosso país e temos que descobrir como fazer isso passo a passo. Esse é um dos passos. É mais importante o todo do que incidentes isolados", acrescentou.

O caso de Brooks ocorreu menos de um mês depois do assassinato de George Floyd, outro cidadão negro morto após ser asfixiado por um policial branco durante uma abordagem em Minneapolis. O crime desencadeou uma série de protestos antirracistas e contra a violência policial nos Estados Unidos e no mundo.