Topo

PSDB indica Cesar Maia para vice de Freixo, mas tem oposição do Cidadania

Cesar Maia pode ser vice na chapa de Marcelo Freixo ao governo do Rio - Divulgação
Cesar Maia pode ser vice na chapa de Marcelo Freixo ao governo do Rio Imagem: Divulgação

Tiago Minervino

Colaboração para o UOL, em Maceió

15/07/2022 18h15

O PSDB confirmou a indicação do ex-prefeito Cesar Maia para ser vice na chapa encabeçada pelo deputado federal Marcelo Freixo (PSB) ao governo do Rio de Janeiro. No entanto, a aliança enfrenta resistência da cúpula do Cidadania, que tem maior inclinação para apoiar Rodrigo Neves (PDT) na disputa pelo Palácio das Laranjeiras.

Ao UOL, o PSDB afirmou que foi realizada hoje uma reunião com o Cidadania, em que os tucanos encaminharam a proposta de apoio à Freixo como Maia de vice. Porém, como o Cidadania "segue defendendo" o apoio ao pedetista, a decisão final deve ficar sob encargo da Executiva Nacional da federação formada entre os dois partidos, que tem maioria tucana.

"Em reunião com o Cidadania, o PSDB encaminhou a proposta de apoio ao Freixo com o Cesar Maia de vice. O Cidadania segue defendendo o apoio à Rodrigo Neves. Se não houver acordo até a segunda-feira, a decisão será encaminhada à Executiva Nacional da federação", informou.

O nome de Cesar Maia para compor a chapa com Freixo tem apoio do deputado federal Rodrigo Maia, que comanda o PSDB fluminense e é filho do ex-prefeito do Rio. Do outro lado, o PSD, do prefeito Eduardo Paes, e o Cidadania tentam trazer os tucanos para a chapa de Rodrigo Neves.

Freixo e Castro empatados

Levantamento divulgado ontem pelo Instituto Quaest, contratada pelo Banco Genial, mostrou que a disputa pelo governo do Rio de Janeiro continua bastante acirrada entre Cláudio Castro e Marcelo Freixo, que estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro.

Na pesquisa estimulada, Castro soma 24% das intenções de votos e é seguido de perto por Freixo, com 22%. Como a margem de erro é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos, há um empate técnico entre os dois.

Rodrigo Neves aparece no terceiro lugar com 6% das intenções de votos, empatado com o ex-governador Anthony Garotinho (União Brasil) — no entanto, uma decisão do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio) tornou Garotinho inelegível.