Topo

Bolsonaro foge de candidatos e promete 'combustível mais barato do mundo'

O presidente Jair Bolsonaro faz motociata na orla de Salvador (BA), neste sábado (2) - MAX HAACK/ESTADÃO CONTEÚDO
O presidente Jair Bolsonaro faz motociata na orla de Salvador (BA), neste sábado (2) Imagem: MAX HAACK/ESTADÃO CONTEÚDO

Camila Turtelli e Juliana Almirante

Do UOL, em Brasília, e colaboração para o UOL, em Salvador

02/07/2022 13h48Atualizada em 02/07/2022 16h19

No dia em que pré-candidatos ao Palácio do Planalto participaram de atos em Salvador (BA), o presidente Jair Bolsonaro (PL) evitou o circuito tradicional das demais campanhas —o cortejo cívico pela Independência da Bahia—, e, em um ataque a governadores, prometeu o "combustível mais barato do mundo".

O périplo de Bolsonaro pela capital da Bahia começou por volta das 9h30 de hoje, com uma motociata.

Bolsonaro foi chamado de "mito" por apoiadores. Teve gritos de "fora Rui [Costa]", governador da Bahia, e "a nossa bandeira nunca será vermelha" dos apoiadores. Além dos motociclistas, também havia público que estava a pé ou de carro.

"Estamos vencendo desafios. Lamento que os nove governadores do Nordeste entraram na Justiça contra a redução de impostos da gasolina. Isso é inadmissível. Os governadores dizem que ajudam os mais pobres, mas, quando chega a hora, fazem exatamente o contrário. Vamos acreditar que a Justiça não dará ganho causa a essas pessoas. E nós teremos, brevemente, assim como já zerei a maioria dos impostos federais, teremos um dos combustíveis mais baratos do mundo", disse Bolsonaro na concentração da motociata no Farol da Barra, ponto turístico de Salvador.

No último dia 22, governadores ingressaram com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) no STF (Supremo Tribunal Federal) pedindo a inconstitucionalidade da lei que mudou as regras de incidência do ICMS em combustíveis. A lei complementar 192 foi aprovada em março em uma tentativa de o governo e o Congresso diminuir o preço da gasolina e do diesel.

Bolsonaro também citou a democracia no discurso. "O que está em jogo neste ano é o bem-estar e a liberdade de cada um de nós. Tenho certeza que, se preciso, tudo faremos para que a nossa Constituição, nossa democracia, e nossa liberdade venham a ser preservadas."

Após o discurso, logo no início da motociata, o presidente reclamou da moto usada por ele. "Me deram uma merda de uma moto, puta que pariu rapaz", afirmou, como mostra vídeo registrado pela colunista do UOL Carla Araújo.

O ex-ministro da Cidadania e pré-candidato ao governo da Bahia, João Roma (PL), esteve o tempo todo ao lado de Bolsonaro e inclusive chegou a andar na garupa do presidente durante a motociata.

Após um trajeto de cerca de 35 km, Bolsonaro discursou em uma estrutura armada no Parque dos Ventos.

"Vocês sabem o que todos nós nós passamos com essa pandemia que ceifou muitas vidas, sabem também que não paramos e fizemos todo o possível para que a economia não parasse e o Brasil se portasse como um país do futuro para todos nós", disse Bolsonaro no local.

Enquanto, Bolsonaro realizava a motociata e o discurso no Parque dos Ventos, outros pré-candidatos circulavam pelo cortejo cívico pela Independência da Bahia, como o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT).

Bolsonaro e Lula evitaram estar no mesmo local, como medida de segurança, para evitar possíveis atritos entre apoiadores.