Topo

Lira ameaça abandonar PSDB em SP se acordo em AL for quebrado

Arthur Lira tenta garantir a candidatura de sua prima, a deputada estadual Jó Pereira (PSDB), a vice-governadora - Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados
Arthur Lira tenta garantir a candidatura de sua prima, a deputada estadual Jó Pereira (PSDB), a vice-governadora Imagem: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

Do UOL, em São Paulo

09/06/2022 12h19Atualizada em 09/06/2022 13h26

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), ameaçou abandonar o apoio à candidatura do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), caso o acordo firmado entre os partidos de ambos e o União Brasil em Alagoas seja quebrado.

"Quebrar o que foi acordado em AL terá consequências à aliança, principalmente em SP", escreveu Lira em seu Twitter hoje de manhã. "Na política, o cumprimento de acordo é fundamental à democracia", completou.

Em Alagoas, estado do presidente da Câmara, a deputada estadual Jó Pereira (PSDB) foi indicada para ser a candidata à vice-governadora de Rodrigo Cunha (União Brasil). Jó Pereira é prima de Arthur Lira. O que ameaça esse arranjo é a possibilidade de MDB e PSDB fecharem uma chapa conjunta, sem a participação de Jó Pereira e Rodrigo Cunha.

Mesmo antes de se consolidar essa mudança em Alagoas, a candidatura de Rodrigo Garcia já perdeu o apoio do União Brasil. O partido agora diz que já teria sido procurado pelas pré-candidaturas de Fernando Haddad (PT) e Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) para negociação de apoio.

A notícia do desembarque do União Brasil veio logo após o PSDB oficializar o apoio à candidatura de Simone Tebet (MDB) à Presidência da República. Ao UOL, Luciano Bivar, que é presidente nacional do União Brasil e pré-candidato à presidência, negou que este tenha sido o motivo.

"Eles não apoiam a gente no imposto único, a gente está desobrigado com ele. Pode ter relação indireta [o abandono da aliança] porque Tebet tem projeto econômico diferente do nosso", afirmou.