Topo

'Ninguém pode ser penalizado pelo sobrenome que tem', diz Marília Arraes

Colaboração para o UOL

06/06/2022 11h09Atualizada em 07/06/2022 15h37

Marília Arraes, pré-candidata do Solidariedade ao governo de Pernambuco, afastou os laços familiares de suas propostas para governar o estado durante sabatina UOL/Folha realizada hoje.

A pré-candidata disse estar fora de um "círculo de império" perpetuado, segundo ela, pelo PSB. Marília é neta de Miguel Arraes, ex-governador de Pernambuco, e prima de João Campos (PSB), atual prefeito do Recife. João, por sua vez, é filho do falecido ex-governador Eduardo Campos.

"Não faço da política um assunto de família. Tenho minha militância própria, trajetória própria. Ele é um adversário como qualquer outro. Representa mesmo projeto de continuidade do PSB", disse Marília sobre João Campos.

Na entrevista, também defendeu a pré-candidatura de sua irmã Maria Arraes como deputada federal. "Ela teve essa intenção de entrar na política. Eu não poderia deixar de apoiá-la. Respeito muito essa decisão. Ninguém pode ser penalizado pelo sobrenome que tem", declarou. "Eu tenho muito orgulho de não somente ser neta de Arraes, mas ter convivido, aprendido com ele."

Mãe de uma menina de quatro meses, ela disse que "precisa mostrar firmeza". "A gente abre portas e mostra para outras mulheres que a gente pode."

O que diz a pesquisa mais recente

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado em maio aponta a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) à frente na corrida eleitoral para o governo de Pernambuco, com 28,8% das intenções de voto em um dos cenários na pesquisa estimulada — quando é apresentada a lista de nomes dos pré-candidatos.

A ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) aparece na sequência, com 16%, seguida pelo ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil), com 13,6%, e pelo ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira (PL), com 12,1%. Como a margem de erro da pesquisa é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, esses três pré-candidatos empatam tecnicamente.

O deputado federal Danilo Cabral (PSB) tem 7,1%, empatando tecnicamente com Ferreira. O advogado João Arnaldo (PSOL) aparece com 1,3%, e o historiador Jones Manoel (PCB), com 0,7%, também tecnicamente empatados.

Brancos, nulos e aqueles que disseram que não irão votar em nenhum dos candidatos somam 13,5%, e aqueles que não souberam ou não responderam, 7%.

Calendário das sabatinas em Pernambuco

  • 08/06 - 10h - Miguel Coelho (União Brasil)
  • 08/06 - 16h - Danilo Cabral (PSB)
  • 09/06 - 10h - Raquel Lyra (PSDB)
  • 09/06 - 16h Jones Manoel (PCB)
  • 10/06 - 10h - Anderson Ferreira (PL)
  • 10/06 - 16h - João Arnaldo (PSOL)

As entrevistas acontecem até o dia 10 de junho, sempre ao vivo, com uma hora de duração e com transmissão pela internet nos sites e perfis nas redes sociais do UOL e da Folha. Os entrevistadores são a apresentadora Fabíola Cidral, o colunista do UOL Carlos Madeiro e o repórter da Folha José Matheus Santos.

Se houver segundo turno, as sabatinas serão realizadas na semana de 17 a 21 de outubro.