Topo

Lançamento de comitê "BrizoLula" causa polêmica entre PT e PDT do RJ

PT-RJ divulgou nas redes sociais evento de criação do comitê "Brizolula". - Redes Sociais
PT-RJ divulgou nas redes sociais evento de criação do comitê "Brizolula". Imagem: Redes Sociais

Do UOL, em São Paulo

06/06/2022 15h28

O lançamento, pelo PT do Rio de Janeiro, de um comitê " BrizoLula", está causando polêmica entre membros do PDT. Brizola, que morreu em 2004, era do PDT, partido que deve lançar Ciro Gomes à Presidência.

O evento de lançamento está marcado para hoje, às 17h, com participação do presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), pré-candidato ao Senado pelo Rio e do deputado federal Marcelo Freixo (PSB), que é pré-candidato ao governo do estado.

O comitê é lançado em um contexto de constantes ataques de Ciro a Lula, enquanto o PT tenta convencer o PDT a não lançar candidato à Presidência para apoiar Lula.

O Presidente do PDT, Carlos Lupi, que até já admitiu que candidatos aos governos estaduais de alguns estados devem apoiar o PT, criticou a criação do comitê e classificou o ato como "pura provocação".

O comitê foi criado por um dos netos de Brizola, Leonel Brizola Neto, conhecido como Brizolinha. Ele é filiado ao PT e já foi vereador no Rio de Janeiro. O outro neto de Brizola, Carlos Draudt Brizola, conhecido como Brizola Neto, que já foi deputado federal e ministro do Trabalho do governo Dilma, é filiado ao PDT e coordena a campanha de Rodrigo Neves ao governo do Rio. Ele criticou a criação do comitê, classificando o ato como "oportunismo da campanha de Freixo".

Freixo, por sua vez, disse ao jornal O Globo que foi apenas convidado para o evento por Brizolinha, e que aceitou "com muita honra".

O UOL procurou o PT e o PDT do Rio de Janeiro para comentarem o assunto, mas até agora não obteve respostas.