Ratinho Jr. exalta ações policiais e construção de penitenciárias
Pré-candidato à reeleição como governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD) exaltou as ações policiais no estado e o aumento do número de penitenciárias construídas em seu governo, durante sabatina UOL/Folha realizada hoje.
O governador defendeu, por exemplo, a atuação da polícia no assalto na cidade de Guarapuava em abril. "Preparados [os policiais] estão, tanto é que não teve êxito o assalto. Eles [os criminosos] saíram 'corrido' de Guarapuava, como ocorreu em Três Barras alguns dias antes, quando todos os bandidos que trocaram tiros com a polícia acabaram morrendo. Nós fizemos uma transformação na segurança pública do estado, que é reconhecida nacionalmente", afirmou.
"Há alguns anos, a polícia estava empurrando viatura, porque não tinha gasolina; os cães não tinham ração no canil, era o estado que tinham mais presos em delegacias. Hoje todos os presos são cuidados pelo sistema penal. Em 16 anos, Paraná fez dez penitenciárias. Em três anos, eu fiz 16", acrescentou.
Mas afirmou defender "um treinamento periódico, buscar fazer uma polícia cidadã, próxima das famílias". "Mas também nós temos que compreender que cada vez mais o crime organizado tem jogado duro, fortemente armado. E isso obriga a polícia a ter um enfrentamento de guerra", afirmou.
Ele citou avanços nos últimos anos e prometeu a construção de um centro de inteligência. "Hoje temos os melhores equipamentos, viaturas novas e semiblindadas, trabalhando com tecnologia. Vamos lançar o maior centro de inteligência e planejamento de segurança pública", prometeu.
Disse ainda que a corporação policial o apoia e as manifestações recentes por melhores salários e condições de trabalho são consequência de ele ter terminado com a contribuição sindical automática.
Escolas cívico-militares
Na área de educação, elogiou o modelo de escolas cívico-militares, dizendo que "a população que quis".
"Tenho mais de 200 pessoas na fila que querem que transformem em escolas cívico-militares. Se o pai quer colocar o filho em escola convencional, pode, tempo integral, pode, cívico-militar, também pode. De forma clara e transparente", e acrescentou: "Quando assumi o governo, o Paraná tinha sete escolas cívico-militares, hoje temos 195".
Ele também se posicionou contra o projeto de redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para estados e municípios, que visa diminuir o preço dos combustíveis, ao qual chamou de "improviso do Congresso". "Ninguém é contra baixar imposto. Isso tem que acontecer. Mas de uma maneira programada."
Defendeu ainda a liberação de impostos como forma de compensação para empresas se instalarem no estado. "Não tem desoneração e isenção fiscal, você tem incentivo fiscal, que hoje todos os estados praticam, é legal. Estamos trocando impostos por empregos."
As entrevistas com os pré-candidatos no Paraná acontecem até o dia 3 de junho, sempre ao vivo, com uma hora de duração e com transmissão pela internet nos sites e perfis nas redes sociais do UOL e da Folha. Os entrevistadores são os colunistas do UOL Kennedy Alencar e Alberto Bombig e a repórter da Folha Ana Luiza Albuquerque.
Se houver segundo turno, as sabatinas serão realizadas na semana de 17 a 21 de outubro.
Calendário das sabatinas no Paraná
- 03/06 - 10h - Roberto Requião (PT)
Nas próximas semanas, também serão feitas sabatinas com candidatos ao governo de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Sul.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.