Topo

Lira diz que Bolsonaro vai ultrapassar Lula nas pesquisas em maio ou junho

Até o mês passado, nove pontos percentuais separavam Lula de Bolsonaro nas pesquisas -  Marlene Bergamo - 26.abr.2019/Folhapress e Adriano Machado - 10.mai.2021 /Reuters
Até o mês passado, nove pontos percentuais separavam Lula de Bolsonaro nas pesquisas Imagem: Marlene Bergamo - 26.abr.2019/Folhapress e Adriano Machado - 10.mai.2021 /Reuters

Do UOL, em São Paulo

05/05/2022 10h01Atualizada em 05/05/2022 10h03

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que acredita que o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), irá ultrapassar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas pesquisas eleitorais no final de maio ou junho.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, ele disse ver que o Brasil ainda é um país majoritariamente de centro-direita.

"Entendo que o Brasil ainda é majoritariamente de centro-direita hoje e o Congresso será majoritariamente de centro-direita. E esse Brasil de centro-direita não quer ver o retorno de algumas condições que o candidato Lula representa", afirmou. "É uma expectativa que, pelas últimas pesquisas, ele passe no final de maio ou junho."

Lira citou que a diferença entre os dois pré-candidatos vêm diminuindo nos últimos meses, apesar de o petista continuar na liderança. Até o mês passado, nove pontos percentuais separavam Lula de Bolsonaro, de acordo com o Agregador de pesquisas eleitorais UOL.

"Eleição majoritária é tendência, quando vem ninguém segura", afirmou Lira na entrevista.

Para ele, o eleitor de centro vai convergir em direção ao atual presidente. "O brasileiro que defende radicalmente o Lula e o que defende radicalmente o Bolsonaro já estão posicionados. Mas a grande massa no meio vai escolher o que cada um representa. Daí esse deslocamento de brasileiros moderados de centro em direção ao Bolsonaro. Inevitavelmente é isso que vem fazendo ele crescer nas pesquisas cinco pontos [percentuais] por mês".