Topo

Ceciliano: PT retira apoio formal a Freixo se Molon seguir tentando Senado

Do UOL, em São Paulo

28/04/2022 08h55Atualizada em 28/04/2022 14h19

O deputado estadual André Ceciliano (PT-RJ), presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), disse, em entrevista ao jornal O Globo, que o partido irá retirar seu apoio formal à candidatura de Marcelo Freixo (PSB) ao governo do estado caso o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) mantenha sua campanha ao Senado — o petista diz te a promessa de que será o único candidato do grupo para a vaga.

Segundo a reportagem, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deixaria de declarar voto em Freixo, mas o PT não se coligaria com o PSB, o que reduziria tempo de rádio e TV.

"Isso é assunto pacificado na direção do partido. A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, já se manifestou contrária à candidatura do Molon e tenho essa promessa do Lula. Molon pode se candidatar, é um direito dele. Mas, se o PSB tiver candidato ao Senado no Rio, o PT não apoiará formalmente Freixo para o governo. Existe um acordo entre as direções nacionais dos partidos que está sendo quebrado pela forçação do Molon. Mas, ele não é problema nosso, é do PSB. Eles que se resolvam", disse Ceciliano ao jornal.

Procurado por O Globo, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, disse que a decisão final sobre a candidatura de Molon será tomada até o dia 15 de maio e que, no momento, o partido está dedicado à disputa nacional. O PSB oficializou o ex-governador Geraldo Alckmin para vice de Lula.

Ao UOL, por meio de sua assessoria de imprensa, Molon disse que sua pré-candidatura vem sendo "muito bem recebida" e que seguirá dialogando para construir uma chapa forte para derrotar o bolsonarismo no estado.

"Nós, do PSB, estamos empenhados na eleição de Lula e Freixo e estamos trabalhando na construção de uma ampla unidade em torno da chapa mais competitiva para derrotar Bolsonaro e seus representantes no estado do RJ, o governador Cláudio Castro e o Senador Romário. Nossa pré-candidatura ao Senado, felizmente, vem sendo muito bem recebida e tem crescido de forma consistente. Continuaremos apostando no diálogo para construirmos a chapa mais forte para derrotar o bolsonarismo."

Procurado por O Globo, Freixo não quis se manifestar. Pesquisa Datafolha publicada no último dia 7 mostra que ele e o atual governador do Rio, Cláudio Castro (PL), lideram as intenções de voto.

No início do mês, conforme a reportagem, a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), confirmou o apoio à candidatura de Freixo, mas se opôs à possibilidade de ter Molon como nome apoiado pelo partido ao Senado.

O UOL procurou as assessorias do PSB e do PT sobre o assunto e aguarda retorno.