Topo

Fábio Faria diz que falas de Bolsonaro 'atrapalham um pouco' o governo

Do UOL, em São Paulo

28/04/2022 13h15Atualizada em 28/04/2022 14h12

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou hoje que as declarações fortes do presidente Jair Bolsonaro (PL) "atrapalham um pouco" o governo, mas o chamou de "grande comunicador". Ele participou hoje do UOL News.

"O que ele [Bolsonaro] fala é o que gera notícia. Ele consegue dominar a pauta, o que o torna um grande comunicador. Agora, isso me atrapalha um pouco porque quero vender o governo e muitas vezes a palavra dele é tão forte que fica acima de qualquer entrega", disse o ministro.

Se a gente for com ele ao Piauí e ele fizer algum gesto, a entrega fica em segundo plano, mas ele é assim. Ele não é moldado.
Ministro Fábio Faria participa do UOL News

Segundo o ministro, "onde Bolsonaro vai, tem muita gente que gosta de ouvir" porque ele diz a verdade e as pessoas percebem.

Faria também comentou sobre o comportamento do presidente Bolsonaro: "Se vejo que assunto x está atrapalhando o governo ou que discurso y pode ajudar, o presidente tem que ser convencido. Ele não deixa de falar ou fala porque eu pedi. Ele erra sim, mas erra falando a verdade".

Fábio Faria comenta sobre evento no Planalto a favor de Silveira

Durante o UOL News, o ministro Fábio Faria também respondeu a uma pergunta da colunista do UOL Carla Araújo sobre o evento de ontem do presidente Jair Bolsonaro, batizado de Ato Cívico pela Liberdade de Expressão.

Ela questionou se não é "abuso de poder" usar a TV pública para transmitir um evento que endossou o perdão concedido por Bolsonaro ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ).

Segundo o ministro, qualquer evento no Planalto tem interesse público. "A gente está há 10 minutos falando desse assunto, então deve ter alguma relevância", respondeu Fábio Faria. "Já estou respondendo pela terceira vez a mesma pergunta".

Ele diz que não cabe a ele julgar. "Se há interesse, a TV pública tem que transmitir. Se alguém achar que não houve interesse público, vamos responder e um juiz vai julgar".

Eleições polarizadas

Durante o UOL News, Fábio Faria também comentou sobre as pesquisas eleitorais, que mostram Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em primeiro lugar nas intenções de voto.

Ele diz que as pesquisas podem não representar a realidade.

Se chega pesquisa do Datafolha em Santa Catarina, o eleitor do presidente não responde. Quando ele vê o crachá, vai embora com raiva. É difícil quando tem pesquisa que já tem pecha de pesquisa ser de oposição.
Ministro Fário Faria em entrevista ao UOL News

Fábio também diz ver uma melhora no quadro do presidente Jair Bolsonaro. Segundo ele, eleitores que votariam na terceira via estão perdendo a esperança e migrando seus votos para Bolsonaro.

"Bolsonaro está recuperando os eleitores perdidos em 2018. Esse é o movimento que a gente tem acompanhado. Nunca existiu terceira via. Muitos que não queriam Bolsonaro, mas não votam em Lula de jeito nenhum, estão perdendo expectativa e tendem a votar em Bolsonaro. Ele é o favorito das eleições."

A mais recente pesquisa eleitoral, divulgada em 25 de abril pela BTG/FSB, aponta o ex-presidente Lula como líder na disputa presidencial, com 41% das intenções de voto, e o atual presidente Jair Bolsonaro em segundo lugar, com 32%, no cenário principal com 12 pré-candidatos.