Topo

Fábio Faria: Bolsonaro se tranquilizou após reunião com WhatsApp sobre TSE

Do UOL, em São Paulo

28/04/2022 12h51Atualizada em 28/04/2022 14h14

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou hoje que o presidente Jair Bolsonaro (PL) se tranquilizou após participar de uma reunião com representantes do WhatsApp em Brasília. Faria participou hoje do UOL News.

Bolsonaro solicitou o encontro após ser divulgada a informação de que o WhatsApp adiou o lançamento do novo recurso "comunidades" em concordância com um pedido do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que supostamente acreditava que a ferramenta impulsionaria a disseminação de notícias falsas sobre as eleições.

"O presidente reagiu e falou que não era justo. Que se o TSE pediu o adiamento, ele pediria para lançar antes", afirmou Fábio Faria. "No mesmo dia, falei com a Meta e afirmaram que a informação não era verdadeira. O presidente pediu uma reunião porque o que ele estava lendo era o contrário."

No encontro, representantes da Meta esclareceram que o lançamento do recurso "comunidades" após as eleições presidenciais do Brasil não tem relação com o acordo feito com o TSE.

Os representantes da Meta falaram claramente que não houve pedido do TSE. O próprio TSE soltou nota. O presidente se tranquilizou.
Ministro Fário Faria em entrevista ao UOL News

Segundo relato do ministro, a Meta alegou que as decisões da empresa são "globais", isto é, válidas para todos os países nos quais o aplicativo está em funcionamento. A data do lançamento, portanto, nada teria a ver com as eleições, e sim com circunstâncias comerciais.

Eleições polarizadas

Durante o UOL News, Fábio Faria também comentou sobre as pesquisas eleitorais, que mostram Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em primeiro lugar nas intenções de voto.

Ele diz que as pesquisas podem não representar a realidade.

Se chega pesquisa do Datafolha em Santa Catarina, o eleitor do presidente não responde. Quando ele vê o crachá, vai embora com raiva. É difícil quando tem pesquisa que já tem pecha de pesquisa ser de oposição.
Ministro Fário Faria em entrevista ao UOL News

Fábio também diz ver uma melhora no quadro do presidente Jair Bolsonaro. Segundo ele, eleitores que votariam na terceira via estão perdendo a esperança e migrando seus votos para Bolsonaro.

"Bolsonaro está recuperando os eleitores perdidos em 2018. Esse é o movimento que a gente tem acompanhado. Nunca existiu terceira via. Muitos que não queriam Bolsonaro, mas não votam em Lula de jeito nenhum, estão perdendo expectativa e tendem a votar em Bolsonaro. Ele é o favorito das eleições."

A mais recente pesquisa eleitoral, divulgada em 25 de abril pela BTG/FSB, aponta o ex-presidente Lula como líder na disputa presidencial, com 41% das intenções de voto, e o atual presidente Jair Bolsonaro em segundo lugar, com 32%, no cenário principal com 12 pré-candidatos.