Topo

Ciro Gomes desafia: 'Bolsonaro não vai no debate comigo, ele tem pavor'

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/04/2022 11h26Atualizada em 20/04/2022 12h01

Pré-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes desafiou Jair Bolsonaro (PL) durante sabatina UOL/Folha hoje. Ele afirmou que o presidente não tem coragem de participar de um debate entre os dois.

"Eu derroto o Bolsonaro, eu prometo e juro que meto 30 pontos de revanche no segundo turno. Porque comigo ele não aguenta debate. Eu deixo ele só molhadinho, como pó de traque, porque conheço ele bem", afirmou.

Ele não vai no debate comigo, ele tem pavor, porque comigo não tem como ele fazer essas jogadas bobocas de costume. Só faz com Lula, porque Lula é o prato perfeito dele. Como o Lula vai discutir corrupção com Bolsonaro? Eu não, eu vou encarar, vou mostrar os filhos ladrões dele, vou mostrar o Bolsonaro roubando dinheiro com nota fiscal de gasolina."
Ciro Gomes, pré-candidato à Presidência pelo PDT

O pedetista foi perguntado quem ele acha pior: Lula (PT) ou Bolsonaro? Inicialmente ele brincou: "Vale morrer". Depois respondeu que prefere o petista.

"Pior é Bolsonaro, porque é um grande corrupto, incompetente e é fascista. Lula é uma pessoa que não tem escrúpulos, é arquiconservador, está destruindo a política do campo progressista, mas é do campo da democracia. Isso faz uma diferença", argumentou Ciro.

Ele também fez uma análise das pesquisas eleitorais, que por enquanto apontam que o segundo turno será justamente entre Lula (PT) e Bolsonaro.

"O Lula está capturando 45% dos votos. O Bolsonaro 25%. Cadê os outros 30%? Estão dispersos. Não estão comigo. Mas, quando você olha, desses 45%, não menos do que 17% tem por único motivo votar no Lula porque ele é o cara que vai derrotar o Bolsonaro. E do Bolsonaro, dos 25%, que cresce para 30%, não é por causa da economia melhorando, mas porque tem o já ganhou e salto alto. Tem declarações estapafúrdias, conchavos e assim estão trazendo de volta o vexame do antipetismo. E o Bolsonaro está tendo regressos", disse Ciro.

Próximas sabatinas

  • Vera Lúcia (PSTU) - 26/4 - 10h
  • Luiz Felipe D'Avila (Novo) - 27/4 - 10h
  • João Doria (PSDB) - 28/4 - 10h
  • André Janones (Avante) - 29/4 - 10h