Topo

Tebet diz que projetos de Lula e Bolsonaro são 'dois lados mesma moeda'

Simone Tebet no lançamento de sua pré-candidatura em 2022 pelo MDB - Reprodução
Simone Tebet no lançamento de sua pré-candidatura em 2022 pelo MDB Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

06/04/2022 19h21

A pré-candidata do MDB à Presidência da República, Simone Tebet, disse, sem citá-los nominalmente, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) são "dois lados da mesma moeda". Ao lado de Eduardo Leite (PSDB), a senadora afirmou também que, na visão dela, essas são as eleições "mais importantes dos últimos 30 anos".

"Nós temos hoje dois projetos se apresentando que não servem ao Brasil. O projeto do passado e o projeto do presente. São dois projetos que se retroalimentam, em uma política odiosa, ideológica, que é um verdadeiro atraso para o país", disse. E completou: "são dois lados da mesma moeda".

Os dois falaram à imprensa logo após os presidentes dos partidos União Brasil, MDB, PSDB e Cidadania informarem que vão anunciar um nome único para representar a terceira via nas eleições presidenciais deste ano. O anúncio será feito no dia 18 de maio.

Até o momento, os presidenciáveis destes partidos podem ser o ex-ministro Sergio Moro, recém-filiado ao União Brasil e com futuro incerto sobre qual cargo irá concorrer; a própria Simone Tebet; e o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB).

A senadora disse estar otimista com a discussão sobre um nome comum entre os partidos: "nós estamos movidos pelo mesmo ideal, aqui não há projeto pessoal e muito menos partidário". Tebet também ressaltou que o encontro com Leite foi positivo, e que ele irá respeitar as prévias do PSDB.

"Nós temos um pacto a favor do Brasil. Nós temos histórias muito parecidas de vida, temos um mesmo propósito que é servir ao Brasil", disse.

Eduardo Leite também agradeceu pelo encontro, e disse que a conversa o "motiva como cidadão". Para o ex-governador do Rio Grande do Sul, é preciso avançar nas discussões de projetos, porque essa eleição irá definir "se a gente vai aprofundar a divisão na qual o Brasil se meteu nos últimos tempos".

"O Brasil parece que parou em um debate do século XX. Fica em uma disputa absolutamente destrutiva entre duas candidaturas, e pouco se debate aquilo que se deseja construir", afirmou.

Tebet diz que projetos de Lula e Bolsonaro são 'dois lados mesma moeda'