Topo

Queiroz deve se filiar ao PTB para ser candidato no RJ, diz jornal

Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) - Reprodução/SBT
Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) Imagem: Reprodução/SBT

Do UOL, em São Paulo

24/03/2022 19h15

Fabrício Queiroz, policial militar aposentado e ex-assessor de Flávio Bolsonaro (PL-RJ), deve se filiar ao PTB, no sábado (26), e se tornar candidatos nas eleições, em outubro. A informação foi publicada pelo jornal "O Globo".

Queiroz e Flávio Bolsonaro foram denunciados pelo MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) no "Caso das Rachadinhas", um esquema ilegal de entrega de parte dos salários de servidores que atuavam em gabinetes da família Bolsonaro. Queiroz, que nega ter participado de qualquer desvio de dinheiro, foi assessor de Flávio de 2007 até outubro de 2018 na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio).

Segundo "O Globo", a ideia inicial da cúpula do PTB seria lançar Queiroz como candidato à Câmara dos Deputados, mas ele também não descartaria a possibilidade de se lançar a uma vaga na Alerj.

Apesar de ser uma unanimidade dentro da legenda, o nome do ex-policial agrada o ex-presidente nacional, Roberto Jefferson.

Em entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo", no início do ano, Queiroz chegou a dizer que sua candidatura seria "independente", mas que acredita que um eventual apoio da família Bolsonaro, de quem é próximo, o tornaria "o deputado mais votado do Rio".

"Quem me apoia são os conservadores, várias páginas de direita que, no privado, conversam comigo, falam que eu devo vir [candidato]. Então estou acreditando nisso aí e venho independente", disse Queiroz, em entrevista a O Estado de S. Paulo.

[Mas] Se eu tiver o apoio deles [família Bolsonaro], com certeza serei o deputado mais votado do Rio.
Fabrício Queiroz, ao Estadão

Briga no PTB

Em janeiro, depois de costurar uma aproximação com o PTB, Queiroz criticou a então presidente da sigla, Graciela Nienov, e disse que não considerava mais a possibilidade de se filiar à legenda. Ele afirmou que estaria em busca de uma nova agremiação a fim de concorrer a uma vaga de deputado federal.

Segundo reportagem da revista "Crusoé", um mês após se reunir com a dirigente partidária e ensaiar o ingresso no PTB, Queiroz publicou em suas redes sociais uma "reportagem crítica" a Graciela, datada de outubro do ano passado. O objeto da matéria seria o uso do fundo partidário para supostas mordomias pessoais.

Já em entrevista à revista, o ex-assessor de Flávio Bolsonaro declarou que "nem chegou a entrar no PTB".

"Com essa direção que está, quero distância. Ainda mais sabendo que o Jacaré [em referência a um ex-funcionário do presidente Jair Bolsonaro] está alinhado com a presidente que está mais enrolada que carretel de linha."

Nienov, que assumiu o comando do partido em agosto do ano passado, depois de Jefferson ter tido prisão determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), deixou a legenda recentemente.