Topo

Oyama: Evangélicos e fracasso da 3ª via ajudam Bolsonaro no Datafolha

Colaboração para o UOL

24/03/2022 18h50Atualizada em 24/03/2022 19h18

Na avaliação da colunista do UOL Thais Oyama, a melhora do presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa presidencial, apresentada em pesquisa Datafolha divulgada hoje, é motivada pelo esforço de lideranças evangélicas, além do fracasso dos representantes da chamada "terceira via" nos levantamentos.

"Isso é resultado do esforço concentrado das igrejas Universal do Reino de Deus e Assembleia de Deus. Esforços que foram combinados e acertados na famosa reunião do Palácio da Alvorada, que disse que governaria para onde os pastores quisessem. A partir dessa reunião, o que acontece é uma série de ações das igrejas para alavancar o voto pró-Bolsonaro", disse a jornalista, durante participação no UOL News hoje.

Oyama se refere a um evento realizado no último dia 8. "Seria muito fácil estar do outro lado. Mas, como eu acredito em Deus, se fosse para estar do outro lado, nós não seríamos escolhidos. Eu falo 'nós' porque a responsabilidade é de todos nós. Eu dirijo a nação para o lado que os senhores assim o desejarem", declarou Bolsonaro, na ocasião.

As lideranças evangélicas que compareceram ao Alvorada foram mobilizadas pelo pastor Silas Malafaia.

A colunista também aponta que esse aumento do percentual de Bolsonaro no Datafolha é resultado da recuperação do presidente de votos que havia perdido após a eleição em 2018. "Agora estão voltando porque não querem votar no Lula e não encontraram nome do agrado deles na chamda terceira via".

Bolsonaro aparece no Datafolha com 26%

O presidente Jair Bolsonaro (PL) demonstrou ter recuperado um pouco de fôlego na corrida para o Palácio do Planalto e chegou a 26% de intenções de voto na disputa, que segue sendo liderada pelo petista Luiz Inácio Lula da Silva, com 43%.

Empatados em terceiro lugar vêm ex-juiz Sergio Moro (Podemos, 8%) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT, 6%), seguidos de perto por um pelotão de adversários.

É o que indica a nova pesquisa do Datafolha sobre a eleição presidencial de outubro, feita com 2.556 eleitores em 181 cidades de todo o país, nesta terça (22) e quarta-feira (23). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-08967/2022.