Topo

Datafolha: Reprovação ao governo Bolsonaro cai para 46%; aprovação é de 25%

Presidente Jair Bolsonaro - Clauber Cleber Caetano/Presidência da República
Presidente Jair Bolsonaro Imagem: Clauber Cleber Caetano/Presidência da República

Do UOL, em São Paulo

24/03/2022 18h20

A reprovação ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) caiu de 53% para 46%, em três meses, segundo dados divulgados pelo Datafolha, nesta quinta-feira (24). Já a aprovação subiu de 22% para 25%. A pesquisa foi feita pelo instituto entre os dias 22 e 23 de março.

Aqueles que consideram o desempenho do governo Bolsonaro como "regular" são 28% —eram 24% em dezembro. Os mesmos 1% não souberam dizer o que acham do mandatário.

Foram ouvidas 2.556 pessoas, com mais de 16 anos, de forma presencial, em 181 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentual para mais ou menos. A pesquisa está registrada no TSE - BR-08967/2022.

A queda no índice de rejeição ao governo ocorre pouco dias depois da divulgação de uma série de medidas econômicas —que vem sendo chamadas de "pacote de bondades"—, como a liberação do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para quem quiser e for apto a receber, no valor de até R$ 1 mil; programa de microcrédito com empréstimos para os mais pobres que não têm conta em banco ou têm dificuldades em conseguir acessos bancários, entre outras.

Segundo o UOL apurou, membros do governo reconhecem nos bastidores que essas medidas que estão sendo estudadas têm como objetivo atingir o público e, consequentemente, o eleitorado mais pobre.

Apesar da iniciativa do governo, conforme apontam números do Datafolha, Bolsonaro ainda encontra dificuldades entre quem ganha até 2 salários mínimos: o chefe do Executivo só é ótimo ou bom para 19% —eram 17% em dezembro; ruim ou péssimo somam 49%.

Bolsonaro registra melhor desempenho entre moradores da região Sul (32%), quem tem de 45 a 49 anos (31% de ótimo/bom) ou 60 anos ou mais (32% de aprovação).