"É possível fazer humor sem ofender ninguém", diz a atriz Luana Xavier

O programa 'Humor Negro', que estreou no fim deste mês no Canal Multishow e no Globoplay, surgiu em 2022 como um stand-up, na cidade de Salvador, e ganhou as telas agora no formato de série amplificando as vozes pretas que querem mostrar que é possível fazer piada sem ofender ninguém. Com todo o seu elenco formado por atores negros, a produção aborda várias temáticas acerca do universo das pessoas pretas.

Neste episódio do podcast Papo Preto, a atriz e apresentadora Luana Xavier, que faz parte do elenco, fala à apresentadora Stela Diogo sobre a sua participação no programa e sobre a importância do humor na luta antirracista.

"As pessoas ainda têm o prazer de transformar pessoas negras em chacotas. Colocam apelido, acham que é engraçado falar de situações racistas, e usam esse mesmo tipo de apelido como piada, achando que podem levar aquilo para o palco, para a cena, como comédia", diz ela a partir de 11:46 do arquivo acima. "Estamos invertendo a lógica, dizendo 'a gente agora que vai fazer vocês rirem, mas rirem da forma mais correta possível'".

A atriz diz que é preciso lembrar de que ninguém vai falar sobre negros com o mesmo cuidado e respeito que os próprios negros. "Se é para denunciar racismo, que seja a gente denunciando. Se é para fazer comédia com essas situações, que seja a gente fazendo, porque vamos fazer do jeito certo para tocar o coração das pessoas e fazer as pessoas refletirem" (a partir de 13:41 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.

Deixe seu comentário

Só para assinantes