Pesquisa aponta que 81% dos brasileiros consideram o Brasil um país racista

Um estudo inédito realizado em conjunto pelo Instituto de Referência Negra Peregum e pelo Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista) deixou evidente que a democracia racial não é mais uma crença hegemônica no país. A pesquisa revela um alto índice de reconhecimento do Brasil como um país racista, porém com dificuldades de identificar situações de racismo ou discriminação.

Imagem
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Neste episódio do podcast Papo Preto, Márcio Black, cientista político e coordenador executivo de projetos do Peregum, explica os dados do levantamento e os principais objetivos do trabalho. "A pesquisa nasce de uma demanda de dados que nos ajudassem a pautar melhor e a criar um estado de opinião atualizado sobre o debate racial no Brasil hoje", diz ele a partir de 03:26 do arquivo acima.

A principal conclusão da pesquisa é que a maioria dos brasileiros considera o Brasil como um país racista, mas uma minoria deles consegue reconhecer práticas racistas no seu entorno. "Dos dados que se apresentam, o que mais chama atenção é o fato de que 81% dos brasileiros concordam que o Brasil é um país racista. Essa marcação é muito importante porque a pergunta não é se existe racismo no Brasil, mas se o Brasil é um país racista", explica Black.

No entanto, apenas 11% dos entrevistados reconhece práticas racistas no seu comportamento, nos espaços em que circulam e nos espaços privados, como o da família. "Apesar disso, um avanço positivo é que mesmo entre as pessoas de direita e conservadoras, as quotas e as políticas afirmativas são vistas de maneira positiva" (a partir de 09:24 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.

Deixe seu comentário

Só para assinantes