Topo

Revelação, Rachel Reis investiu na música após assassinato de amigo: Sonho

De Splash, em São Paulo e no Rio

08/08/2023 04h00

A voz de Rachel Reis, 25, ultrapassa as fronteiras da Bahia em festivais pelo país e nas plataformas de música. Agora, a artista também pode ser ouvida na Globo: seu principal hit, "Maresia", vai embalar os protagonistas de "Fuzuê", nova novela das 19h da emissora.

Eleita artista revelação pelo Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos Teatrais), a cantora de Feira de Santana (BA) lançou o primeiro álbum, "Meu Esquema", há menos de um ano. Ele, que mescla MPB, pagodão baiano, afrobeat e mais estilos, faz Rachel começar a conquistar espaço no cenário musical nacional.

Rachel é filha de Maura Reys, que cantava serestas até se tornar evangélica. Apesar da veia musical na família, a cantora demorou a se perceber artista, como contou em entrevista a Splash.

Embora sempre tenha sido elogiada pela voz, Rachel era "relutante" a seguir carreira. "Mas teve um dia em 2016 que me chamaram para eu participar de um evento, cantando. Eu fui, e nisso não parei, fui todo final de semana, até 2018, cantando, fazendo barzinho, aniversário, casamento, tudo que surgisse, eu tava lá cantando, eu queria cantar, não importava onde era".

Em 2018, parou temporariamente de se apresentar. A artista se cansou dos "perrengues" das apresentações noturnas — como cantar e nem receber o couvert. "Você tem que começar de algum lugar, mas eu não acho interessante essa coisa de romantizar a noite. É muito perrengue [...] Chegou o momento em 2018 de eu falar: 'Já deu pra mim' [...] aí comecei a estudar e dei uma seguradinha de música".

Antes de se encontrar na música, Rachel fez de tudo: trabalhou em brechó, telemarketing, design gráfico, foi redatora em agência de publicidade e recepcionista de um posto de saúde. "Eu nunca consegui me encontrar em nenhum desses trabalhos, era arrastado, nunca consegui me identificar".

No último emprego, fez um amigo com quem dividia sonhos. O assassinato do rapaz fez com que ela decidisse investir na carreira. "Eu tinha um colega muito próximo na recepção desse posto de saúde, a gente conversava sobre muita coisa. Ele queria ser jornalista e sabia que eu mexia com música. Esse colega foi assassinado no período que a gente estava trabalhando juntos".

Eu fiquei pensando o quanto eu estava postergando os meus sonhos, a minha vontade, aquilo que eu queria para mim [...] Eu sinto que isso foi um pouco do pontapé para que eu largasse, para que eu não desse tchau para ninguém, fui-me embora, não tinha quase nada no bolso, só a conta de fazer as gravações e de ir para Recife. Rachel Reis

Em Recife, encontrou Barro, cantor pernambucano com quem já vinha conversando. Lá, gravou suas primeiras faixas autorais: "Sossego" e "Ventilador", lançadas em 2020. "De lá para cá eu tenho feito uma coisa atrás da outra".

Rachel em dose dupla

A partir da próxima semana, Rachel vai integrar a trilha de Fuzuê (Globo) e Cangaço Novo (Prime Video). Na novela global, o hit "Maresia" foi escolhido para embalar a história de amor dos protagonistas vividos por Giovana Cordeiro e Nicolas Prattes. Lançada em 2021, a parceria com Cuper e Zamba conta com mais de 15 milhões de reproduções no Spotify.

Quando liberou a autorização de "Maresia" para "Fuzuê, ela acreditava que seria para uma trama secundária, para ser exibida pontualmente. A baiana se surpreendeu quando viu a música tocando na chamada que anunciava a história dos protagonistas.

"Estava no hotel, em Belo Horizonte, com meu produtor, Fernando. Quando mandaram o vídeo, a gente começou a chorar tanto, porque ia aparecer na chamada toda hora, ia aparecer com o casal principal. Foi uma surpresa para mim."

Para a série da Prime Video, Rachel compôs uma música inédita: "Caju". "A Amazon me pediu uma exclusiva. Fiquei apaixonada pela música."

Sou noveleira, gosto muito de assistir uma série. Enquanto muitas pessoas brincavam na rua na infância, eu assistia novela, assistia Sessão da Tarde. Era a minha vida. Passa um filme na minha cabeça quando eu vejo isso acontecendo.

Próximos passos

O sucessor de "Meu Esquema" (2022) já tem composições prontas — e elas estão mais adocicadas. Rachel detalhou a Splash que está apaixonada. É a primeira vez que a baiana assume um relacionamento após investir na carreira durante a pandemia e se tornar uma pessoa pública.

"Eu tô muito apaixonada. Meu namorado é muito fofo, a coisa mais linda do mundo. As próximas músicas virão bem adocicadas. Até falei com ele se não queria participar do videoclipe, mas ele disse que tem vergonha. É mais discreto que eu."

Se Rachel já pensou em desistir da carreira musical em algum momento, a ideia ficou no passado. Na conversa com Splash, a baiana disse que se vê lançando novos álbuns a cada dois anos. O primeiro spoiler do álbum pode ser apresentado em novembro, quando ela será atração do Rock The Mountain, festival que acontece em Petrópolis (RJ).

Quero cantar no Brasil todo, depois quero cantar fora, fazer minhas gracinhas. Quero compor para outras pessoas também. Me sinto mais confortável como compositora nesse momento, talvez. Já tive dúvida se seria cantora, agora não tenho para onde ir.
Rachel Reis, aos risos