Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #95: Uma conversa sobre o albinismo nas mais diversas etnias

De Ecoa, em São Paulo

10/09/2022 06h00

Uma condição genética que faz com que as pessoas nasçam sem melanina na pele, olhos e cabelo, o albinismo acomete pessoas de todas as etnias, inclusive os negros. Para falar sobre os desafios de viver com esta condição genética sendo um jovem negro, este episódio de Papo Preto recebeu o modelo e criador de conteúdo Mattheus Diaz.

Ele conta que se auto declarava negro albino e as pessoas não entendiam. "Era até cômico, mas desde que eu comecei a produzir conteúdo sobre albinismo sinto que os portais estão cedendo mais espaço para a gente, não tanto quanto eu gostaria, mas está melhorando e facilitando com que a sociedade entenda, ganhe interesse e respeite um pouco mais a nossa existência, que também não é fácil" (a partir de 5:24 do arquivo acima).

Mattheus decidiu produzir conteúdo sobre albinismo durante a pandemia com a finalidade de se mostrar para a sociedade e explicar a sua condição. "Eu mantenho minha identidade por meio dos meus traços, meu nariz, minha boca e meus cabelos. Mas é muito difícil ser um negro albino, é até um pouco engraçado porque você não tem a pigmentação, que é a principal característica", diz a partir de 3:39 do arquivo acima.

Ele lembra que principalmente em países da África Subsaariana ainda existem mitos e superstições associados à aparência dos albinos, aumentando a exclusão social. Nas últimas décadas, alguns países registraram assassinatos de pessoas com albinismo. "Precisamos quebrar esse estereótipo, conquistar um espaço, de fato, e normalizar a nossa existência, porque ela não é normalizada ainda, infelizmente" (a partir de 10:56 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.