Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


"É preciso democratizar o mercado e a educação financeira", diz consultor

De Ecoa, em São Paulo

28/05/2022 06h00

Desde 2012, o consultor financeiro Bruno Horta trabalha para instruir e ajudar as pessoas a guardar dinheiro e para desmistificar o mercado financeiro, fazendo com que as opções de investimentos cheguem a mais pessoas. Nesse episódio de Papo Preto, ele fala ao apresentador Yago Rodrigues da importância da educação financeira nesse processo todo.

"Já tem uma pauta acontecendo para que a educação financeira seja matéria obrigatória nas escolas. Quando educação financeira não é pauta, falar de dinheiro vira um tabu", diz ele a partir de 4:41 do arquivo acima. "Temos um problema na base, as crianças têm que se acostumar a falar sobre dinheiro e entender o valor do dinheiro."

Horta comenta a falta de diversidade nesse meio e a questão de, geralmente, as empresas de investimento terem maioria ou até mesmo a totalidade de funcionários brancos. "Nós temos um projeto para formar profissionais pretos dentro do mercado de assessoria de investimentos para que isso chegue a todos. É um trabalho de formiga, mas se cada um dá um passo nós vamos seguir. O mercado financeiro está agora se democratizando" (a partir de 15:52 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.