Topo

Transformação social e sustentabilidade estão no centro do Prêmio Ecoa

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

De Ecoa, em São Paulo

26/10/2021 06h00

Apoiado no conteúdo propositivo da plataforma do UOL por um mundo melhor, o Prêmio Ecoa surgiu com a vontade de potencializar vozes e dar visibilidade às iniciativas, empresas e pessoas que têm transformado positivamente a sociedade brasileira.

Todo ano, o Prêmio homenageará as transformadoras e transformadores sociais que estão criando soluções para superar desafios e resolver problemas no campo social, econômico e ambiental, promovendo a equidade de raça, classe e gênero na sociedade.

Quais são as categorias?

O Prêmio Ecoa é dividido em cinco categorias: Causadores, Iniciativas que Inspiram, Empresas que Mudam, Fizeram História e Vozes que Ecoam.

Em Causadores, sãs indicadas pessoas que possuem trajetórias inspiradoras e ações que impactam positivamente a vida de outras. As Iniciativas que Inspiram reúnem coletivos, movimentos sociais, redes e organizações da sociedade civil (OSCs) que desenvolvem projetos criativos e inovadores para melhorar o bem-estar coletivo. Já em Empresas que mudam foram selecionadas histórias de empresas e negócios de impacto social que promovem ações propositivas para solucionar problemas sociais, econômicos e ambientais. Homenagem póstuma, Fizeram Histórias olha para quem lutou antes de nós e foi fundamental para promover avanços sociais no Brasil. Já a categoria Vozes que Ecoam quer fortalecer o papel de personalidades que usam suas plataformas para promover debates relevantes para a transformação positiva da sociedade.

O público pode votar?

Sim! As categorias Fizeram História e Vozes Que Ecoam serão escolhidas por voto popular, a partir de 1º de novembro, aqui em Ecoa. Ficou a cargo do público também a definição das cinco personalidades indicadas, por meio de sugestões nas redes sociais. As votações ficam abertas até 21 de novembro.

Quem pode ser indicado?

As indicações acontecem a partir das histórias mapeadas todos os dias pela redação de Ecoa e publicadas na plataforma. Para a primeira edição do Prêmio, puderam se inscrever Causadores, Iniciativas que Inspiram e Empresas que Mudam que tiveram suas trajetórias contadas em reportagens publicadas desde o nascimento da plataforma, em outubro de 2019, até junho de 2021. Nas próximas edições, será levado em conta o conteúdo do ano anterior.

Como acontece a escolha dos finalistas?

Após as inscrições, todos os candidatos passam por uma análise técnica detalhada, feita pela ponteAponte, parceria na construção do Prêmio Ecoa e consultoria voltada para a qualificação de investimentos sociais. Dali, sairão três finalistas de cada categoria, que serão divulgados ao longo desta semana.

A escolha também levará em consideração outros pontos importantes, como a capacidade inspiracional — por exemplo, como a pessoa, empresa ou iniciativa tem promovido mudanças positivas de forma inovadora; como inspira pessoas e até mesmo como impulsiona a criação de novas políticas públicas. Também observará o compromisso com uma agenda sustentável, a relevância e impacto dessa atuação nas demandas da comunidade ao redor e, por fim, quais dessas ações tratam de temas necessários, mas que ganham pouco espaço na mídia e em outras premiações.

É possível acompanhar a premiação?

Sim. Os três finalistas passarão por uma última avaliação de um júri multissetorial e referência em suas áreas. Mais do que eleger vencedores, o Prêmio Ecoa quer ajudar a potencializar o trabalho de quem tem atuado cotidianamente por um mundo melhor para todas as pessoas. Além de uma homenagem ao vivo, com uma programação especial no dia 2 de dezembro, todos poderão participar de um workshop de estratégia em Rede Sociais, de marketing digital e uma consultoria de SEO, com dicas e instruções de como melhorar o alcance online. Os homenageados também terão espaço para publicar artigos em uma coluna de opinião dentro de Ecoa e terão oportunidade de encontros, troca de conhecimento e treinamentos com parceiros como a Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), rede Ashoka e Amani Institute.

Cada detalhe do evento leva em conta os valores de Ecoa e preza por profissionais e prestadores de serviço que se preocupem com o tripé da sustentabilidade, com atenção a aspectos como responsabilidade ambiental, social e financeira. As histórias por trás do Prêmio serão contadas por aqui até o grande dia.

A premiação nasceu para reconhecer e impulsionar as histórias e soluções de quem está na linha de frente da transformação social no Brasil. O Prêmio ECOA quer agregar valor tanto às iniciativas, pessoas e empresas indicadas quanto para a sociedade brasileira, amplificando as vozes que são silenciadas e construindo pontes entre agentes de transformação, audiência e a sociedade, de forma propositiva e inspiradora.