Mariana Piza

Mariana Piza

Siga nas redes
Opinião

Outubro lembra Halloween, mas o Dia do Saci é bem mais brasileiro

Esta é a versão online da newsletter Pitaco da Maritaca enviada nesta sexta (20). Quer receber as dicas completas da Maritoca, com o texto principal e mais informações, no seu email nas próximas semanas? Cadastre-se aqui!

***

Dia 31 de Outubro é Dia das Bruxas e Dia do Saci. O Dia das Bruxas, festa de origem celta mas que se estabeleceu fortemente na cultura norte-americana e se espalhou mundo afora, valoriza altas produções de fantasias e arrecada baldes repletos de doces. O Dia do Saci é comemorado no mesmo dia justamente com o intuito de valorizar o folclore e a variedade cultural do Brasil, e brinca com o imaginário das crianças, que se transformam em caçadoras de saci na natureza. Que tal, então, comemorar o Saci, de dia, e à noite o Halloween, já que o último tem sido cada vez mais difícil de passar batido diante da invasão imposta pelo mercado?

Para o Halloween, a diversão pode começar pela fantasia - se tem um dia perfeito para criar sua própria bruxa ou monstro, é esse! Ao invés de comprar tudo pronto, vale soltar a imaginação, pintar o rosto e misturar roupas de personagens com adereços tenebrosos. O importante é ficar medonho ou bem engraçado também.

Depois que "monsturar" tudo, invente um nome para a assustadora criatura e escreva num papel tudo que ela, a criatura, pode fazer de mal, caso alguém pergunte. Depois saia por aí arrebanhando doces. E durante o dia, pegue uma peneira e uma garrafa com tampa e vá para um parque. Siga as instruções dessa matéria abaixo e ouça o episódio "Saci" do Programa Maritaca. Diversão e imaginação garantidas.

Para aprender a brincadeira de "Caça ao Saci"

Para pensar sobre o Dia do Saci e o Halloween

Escute os episódios do Programa Maritaca relacionados ao tema:

Artes de capa do Programa Maritaca
Artes de capa do Programa Maritaca Imagem: Programa Maritaca
Continua após a publicidade

Pitacos da Maritoca

PITACO DE LIVRO

Capa do livro "Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro"
Capa do livro "Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro" Imagem: Divulgação

Saci-Pererê, Mula sem Cabeça, Lobisomem, Bumba meu Boi e Boto estão entre os 141 personagens da cultura popular brasileira apresentados no livro "Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro", de Januária Cristina Alves. Fruto de uma extensa pesquisa da autora, a obra traz, em formato de verbetes, características físicas e psicológicas dos seres, bem como suas origens e o enredo do qual fazem parte - tudo costurado com as respectivas fontes bibliográficas e as ilustrações de Cezar Berje. Lançado em 2017, o título é uma parceria das Edições Sesc São Paulo e da FTD Educação.

Veja um pouco sobre o livro

Continua após a publicidade

PITACO DE FILME

Cena do filme "Tarsilinha"
Cena do filme "Tarsilinha" Imagem: Divulgação

"Tarsilinha" é um filme de animação brasileiro de 2022 que homenageia a artista Tarsila do Amaral. O longa segue as aventuras da garota Tarsilinha, de 8 anos, em sua jornada para recuperar as lembranças roubadas de sua mãe. Ao longo do caminho, ela entra em um mundo fantástico com paisagens inspiradas em obras famosas de Tarsila, como "A Cuca", "O Lago", "Sol Poente" e "Abaporu". Durante essa jornada, a menina faz novos amigos, o Saci e o Sapo, que a ajudam a enfrentar os diversos obstáculos que encontra. Com vozes de Marisa Orth, Cristina Mutarelli, Marcelo Tas e Skowa, entre outros nomes, o filme toca em temas como coragem, memória, identidade e assimilação de culturas.

Assista ao trailer do filme

PITACO DE MÚSICA

Capa do ábum "Pirlimpimpim", de Moraes Moreira
Capa do ábum "Pirlimpimpim", de Moraes Moreira Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

A seguir, algumas músicas para entrar no clima do Dia do Saci:

"Saci", da Banda Mirim

"Sasaci Pererê", de Jorge Ben Jor

"Saci", do Baiana System

E para a noite de Halloween, as sugestões são essas aqui:

"Sopão da Bruxa", de Cris Barulins

Continua após a publicidade

Tema da Família Addams

"Thriller", de Michael Jackson

Expediente

Criação: Mariana Piza
Edição: Camila Rossi
Produção: WIP Ventures
Ilustrações Maritaca: Estúdio Anêmona

Quer falar com a gente? Escreva para pitacodamaritaca@gmail.com

***

Continua após a publicidade

Só na newsletter

Receba dicas culturais semanais exclusivas assinando nossa newsletter

O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes