Mariana Piza

Mariana Piza

Siga nas redes
Opinião

Ir ao circo em família é programa dos mais divertidos

Esta é a versão online da newsletter Pitaco da Maritaca enviada nesta sexta (08). Quer receber as dicas completas da Maritoca, com o texto principal e mais informações, no seu email nas próximas semanas? Cadastre-se aqui!

***

"Vamos ao circo!", dizia meu pai, feliz. Talvez tenha sido o tipo de espetáculo a que mais assisti na minha infância. Se o circo chegava, lá estava eu. Lembro do frio na barriga de ver o número de trapézio e de corda bamba, da minha quase irritação por não descobrir como o mágico criava ilusões perfeitas e do meu deslumbramento pelos animais (infelizmente tinha essa parte naquela época). Mas o que mais ficou na minha memória foram os palhaços. Eu gostava e sentia pavor ao mesmo tempo. Eles entravam no circo gritando e montados em um carro que dava estouros altíssimos. Eu tinha horror àquele som que me assustava e machucava meus ouvidos, e eu sempre chorava. No minuto seguinte, no entanto, ria com as muitas palhaçadas. Talvez tenha sido conscientemente o primeiro sentimento contraditório de que tenho lembrança.

Muita coisa mudou no circo de lá para cá e, inclusive, a palhaçaria atual é muito diferente - não tenho a lembrança de ver uma palhaça no picadeiro naquela época. Penso que o lirismo do palhaço de hoje só se via em Chaplin, "O Gordo e o Magro", "Os Três Patetas".

Fazer rir é uma das artes mais difíceis. O artista precisa remexer suas tripas para encontrar seu maior ridículo e ter coragem para oferecer ao respeitável público suas fraquezas lapidadas. Taí uma profissão profunda e de tirar o chapéu.

Dia 10 de Dezembro é o Dia Universal do Palhaço e da Palhaça. Que tal levar as crianças para homenagear esses profissionais incríveis?

A seguir, duas dicas de companhias de palhaças que merecem muitos aplausos!

Circo di SóLadies | Nem SóLadies

Cia Pelo Cano

Continua após a publicidade

Escute os episódios do Programa Maritaca relacionados ao tema:

Artes de capa do Programa Maritaca
Artes de capa do Programa Maritaca Imagem: Maritaca

Pitacos da Maritoca

PITACO DE LIVRO

Capa do livro "O Livro do Palhaço"
Capa do livro "O Livro do Palhaço" Imagem: Divulgação

Em "O Livro do Palhaço", Cláudio Thebas resgata as origens da profissão de palhaço, na China e no Egito, discorre sobre os personagens mais famosos e suas aparições no cinema, e revela curiosidades de bastidores sobre esse mundo tão fascinante. A obra ainda inclui diversas entrevistas e depoimentos de palhaços profissionais, bem como dicas práticas para quem tem pretensões de, um dia, atuar nesse ramo. Com ilustrações de Marcelo Cipis, o título foi lançado em 2005 pela Companhia das Letrinhas.

Continua após a publicidade

Veja um pouco sobre o livro

PITACO DE FILME

Cena do filme "O Circo"
Cena do filme "O Circo" Imagem: Divulgação

Charles Chaplin interpreta um vagabundo que, confundido com um batedor de carteiras, entra correndo em um circo local para fugir da polícia. A partir daí, vira uma atração imperdível do picadeiro. "O Circo", de 1928, é um dos muitos clássicos da carreira de Chaplin no cinema mudo e traz uma história que mistura amor, rivalidade, confusão e muita genialidade.

Assista ao trailer do filme

PITACO DE MÚSICA

Continua após a publicidade
Imagem da Palhaça Rubra
Imagem da Palhaça Rubra Imagem: Divulgação

A Palhaça Rubra, interpretada com maestria por Lu Lopes, tem um humor que contagia pessoas de todas as idades. Espetáculos, workshops, programa na TV Rá-Tim-Bum... onde a Rubra está, tem diversão e alegria. Ela também já lançou três álbuns de música, em sua maioria composições próprias, que valem muito ouvir.

Ouça as músicas da Palhaça Rubra

Expediente

Criação: Mariana Piza
Edição: Camila Rossi
Produção: WIP Ventures
Ilustrações Maritaca: Estúdio Anêmona

Quer falar com a gente? Escreva para pitacodamaritaca@gmail.com

Continua após a publicidade

***

Só na newsletter

Receba dicas culturais semanais exclusivas assinando nossa newsletter

O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes