Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Como a literatura pode ser uma aliada para entreter as crianças em casa
Esta é a versão online da newsletter Pitaco da Maritaca enviada na última sexta (07). Quer receber as dicas completas da Maritoca, com o texto principal e mais informações, no seu email nas próximas semanas? Cadastre-se aqui!
***
As férias mal começaram e a busca por programas para entreter as crianças é infinda. Mas e quando a programação externa falha, o que fazer? Passei umas férias com minha família numa praia e uma chuva forte invadiu aquela temporada.
Minha mãe e meu pai ficaram desesperados pensando o que fariam para ocupar três crianças. Minha mãe, que sempre amou livros, resolveu escrever um conto para nós. Enquanto a gente tentava espantar o tédio profundo com jogos de tabuleiro e de cartas, ou correndo na chuva, brincando de esconde-esconde pela casa e fazendo perfume com flores molhadas que caíam no quintal, minha mãe escrevia num caderno a história de São Jorge.
À noite, sentava com a gente na sala e contava o que ela havia escrito durante o dia. A gente dava os nossos pitacos e no dia seguinte ela lia de novo a história com as mudanças que tinha feito a partir da nossa opinião, e mais aquilo que tinha escrito durante o dia. Taí uma lembrança boa que tenho daquelas férias que poderiam ter sido uma das piores.
Mais recentemente, agora no papel de mãe, passei por uma experiência interessante com meu filho nas férias em meio a pandemia. Ele criou tanta resistência à escola, por conta das aulas online, que falar em livros ou sobre qualquer coisa que remetesse ao aprendizado lhe dava logo ojeriza.
Eu não sabia como me aproximar para ajudar diante de tanta tristeza e agressividade naquele pequeno ser de nove anos. Até que um dia me disse que algumas crianças da turma estavam lendo Harry Potter, e que tinha vontade de ler, mas achava muito grande e sentia que não iria conseguir. Passamos numa livraria, comprei o livro e disse para ele que o leríamos juntos.
No começo, eu lia três páginas e ele, uma; aos poucos, quase dividimos igualmente a leitura em voz alta. Foi uma viagem incrível de férias, um refúgio necessário para aquele momento tão árduo pelo qual todos nós passávamos. Posso dizer que Harry Potter salvou nossas férias e ajudou a equilibrar minha relação com meu filho. Além disso, ele voltou a ler e a se interessar pelo mundo das letras novamente.
Nem sempre a melhor programação fica só do lado de fora de casa. A parceria nas pequenas atividades pode ser uma grande aliada nas férias e na relação cotidiana.
No Pitaco de Livro desta edição, deixamos algumas dicas de livros para ler, um pouco por dia, junto com as crianças.
E, abaixo, uma lista de atividades possíveis para o mês de julho:
Belas Artes - cursos de férias
Pitacos da Maritoca
PITACO DE LIVRO
Vale mergulhar durante todo o mês na leitura de "O Jardim Secreto", publicado pela primeira vez em 1911 e escrito pela inglesa Frances Hodgson Burnett. A história se passa no início do século 20 e acompanha a saga da menina Mary Lennox, que, aos dez anos e vivendo na Índia, fica órfã e é levada para viver na misteriosa mansão de um tio em Yorkshire, na Inglaterra. Ali, deslocada, sem amigos e sem muito o que fazer, ela descobre um jardim que estava trancado há dez anos. A descoberta dá um novo propósito à garota e vai transformando sua vida e sua personalidade. Por se tratar de um título em domínio público, há edições publicadas por diversas editoras.
Veja um pouco sobre uma das edições do livro
Outros títulos que rendem boas leituras em capítulos para as férias: a coleção de Harry Potter, a obra de Roald Dahl ("Matilda", "Os Pestes", "O BGA", "O Dedo Mágico", "A Fantástica Fábrica de Chocolates", entre outros), "Píppi Meialonga", "A Estranha Madame Mizu", "O Pequeno Vampiro", "A menina, o coração e a casa".
PITACO DE FILME
"Esqueceram de Mim" é um clássico das férias - e fala, justamente, sobre férias. No caso, a viagem de Natal da família McCallister, que se prepara para deixar Chicago rumo a Paris. Na correria de sair para o aeroporto, o caçula Kevin, de oito anos, acaba esquecido em seu quarto. A partir daí, a aventura se desenrola e o menino aproveita as delícias de estar sozinho, ao mesmo tempo em que precisa enfrentar um desafio para proteger a casa. Lançado em 1990, o filme lançou Macaulay Culkin ao estrelato e fez tanto sucesso que foi seguido por outros filmes da franquia.
PITACO DE MÚSICA
Banda Mirim é um grupo de teatro e música para conhecer durante essas férias em São Paulo. Existe há 18 anos e tem dez espetáculos musicais em seu repertório. Neste mês, estrearam no Sesc Pompeia a peça Eduka, voltada para todas as idades - aliás, essa é uma das maiores características da Banda, falar com crianças de zero a 99 anos. As músicas dos espetáculos já renderam quatro álbuns que valem super ouvir.
Expediente
Criação: Mariana Piza
Edição: Camila Rossi
Produção: WIP Ventures
Ilustrações Maritaca: Estúdio Anêmona
Quer falar com a gente? Escreva para pitacodamaritaca@gmail.com
***
Só na newsletter
Receba dicas culturais semanais exclusivas assinando nossa newsletter
O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.