Mariana Piza

Mariana Piza

Siga nas redes
Opinião

Uma imaginação livre e saudável é essencial durante a infância

Esta é a versão online da newsletter Pitaco da Maritaca enviada nesta sexta (08). Quer receber as dicas completas da Maritoca, com o texto principal e mais informações, no seu email nas próximas semanas? Cadastre-se aqui!

***

É só escutar e imaginar. São as duas ações preciosas que um podcast pode oferecer, além, é claro, da informação contida no áudio. Quando tive a ideia do Maritaca, isso faz uns 17 anos, não se ouvia a palavra podcast, hoje tão em alta. Eu, de verdade, queria fazer um programa de rádio com o objetivo de oferecer um leque de opções musicais de boa qualidade para as crianças. A realização do programa se deu dez anos depois da sua criação. As crianças, então, já estavam conectadas a vídeos para comer, para dormir, no caminho para a escola, no quintal de casa, ou seja, fritando seus puros neurônios com informações que geralmente não servem para nada. Meu filho tinha quatro anos na época, e eu estava preocupada, e ainda estou, com o tempo de exposição às telas. Já sabia, naquele momento, que um programa para a criança escutar iria na contramão de tudo o que é pensado para a infância. E era isso mesmo que eu queria. Sou especialista em remar contra a correnteza, e isso nem sempre é um mérito.

Além de tudo o que sempre ouvimos sobre a exposição ao excesso de telas na infância, sinto em especial que a imaginação, uma das coisas mais preciosas da criança, acaba brutalmente assassinada pelo imediatismo das imagens. Imaginar, criar, inventar é o que nos faz caminhar, evoluir, sentir, sonhar. Quem lê um livro e depois vê o filme normalmente não sai feliz porque "o mundo de dentro da gente é maior do que o mundo de fora da gente", já diria André Abujamra.

Ouso dizer que se ao invés de um grande domínio de escolas conteudistas, que preparam as crianças a partir dos cinco anos para entrar em grandes universidades, tivéssemos mais escolas que estimulam a criatividade, a sensibilidade e a imaginação, teríamos uma sociedade mais empática, mais feliz e amorosa e com soluções melhores para a humanidade enfrentar as crises que ainda não temos a menor ideia de como resolver. A imaginação e a criatividade salvam!

Escute os episódios do Programa Maritaca relacionados ao tema:

Artes de capa do Programa Maritaca
Artes de capa do Programa Maritaca Imagem: Maritaca
Continua após a publicidade
Capa do livro "Onde Vivem os Monstros"
Capa do livro "Onde Vivem os Monstros" Imagem: Divulgação

Um deleite para os fãs de livros ilustrados: está em fase de pré-venda pela Companhia das Letrinhas o clássico "Onde Vivem os Monstros", de Maurice Sendak. A obra completa 60 anos de publicação em 2023 e estava fora de catálogo no Brasil desde 2015, com a extinção da Cosac Naify. Na história, o menino Max, vestindo sua fantasia de lobo, apronta tantas confusões em casa que a mãe o manda dormir sem jantar. Sozinho no quarto, o garoto embarca numa grande aventura imaginária que inclui velejar num pequeno barco, chegar na ilha onde vivem os monstros e ser nomeado rei de todos eles. Traduzido para mais de 20 idiomas e recentemente eleito por um júri da BBC como o melhor livro infantil de todos os tempos, o título traz uma narrativa textual e visual tão rica que a cada leitura pode-se desvendar novas camadas.

PITACO DE FILME

Cena do filme "Mary Poppins", de 1964
Cena do filme "Mary Poppins", de 1964 Imagem: Reprodução

Quando pensamos em dar asas à imaginação, vale voltar ao clássico "Mary Poppins", lançado em 1964 com Julie Andrews no papel da personagem-título. A excêntrica babá que desce do céu usando um curioso guarda-chuva, que arruma o quarto das crianças em um mágico estalar de dedos e que transforma os cavalos de um carrossel em cavalos de verdade acaba enchendo de alegria a vida dos pequenos Jane e Michael - e transformando, no fim, a vida de toda a família Banks. Com uma trilha sonora cativante e deliciosa, o musical levou cinco estatuetas do Oscar, incluindo a de melhor atriz para Andrews.

Continua após a publicidade

PITACO DE MÚSICA

Imagem de André Abujamra em um show
Imagem de André Abujamra em um show Imagem: Divulgação

Ouvir as composições de André Abujamra em família pode ser uma grande viagem, assim como levar as crias para ver o show do Karnak pode ser uma experiência única para todes. A poesia de André é simples, profunda e amplia as imagens internas. Em seu álbum "Mafaro" há uma música chamada "Imaginação" que pode arrancar boas risadas das crianças com as imagens criadas pelo compositor, além de falar sobre o nosso mundo interno com uma alegria que poucos compositores têm.

Expediente

Continua após a publicidade

Criação: Mariana Piza
Edição: Camila Rossi
Produção: WIP Ventures
Ilustrações Maritaca: Estúdio Anêmona

Quer falar com a gente? Escreva para pitacodamaritaca@gmail.com

***

Só na newsletter

Receba dicas culturais semanais exclusivas assinando nossa newsletter

O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes