Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Jovens na crise climática

Apaixonado por ciências e pelas questões ambientais desde criança, Rhenan Cauê Barbosa organizou ações de limpeza e cuidado do Córrego do Brejinho, em Araguatins - Pablo Saborido/UOL
Apaixonado por ciências e pelas questões ambientais desde criança, Rhenan Cauê Barbosa organizou ações de limpeza e cuidado do Córrego do Brejinho, em Araguatins Imagem: Pablo Saborido/UOL

27/03/2022 06h00

Houve uma época em que o clima era previsível. Os mais velhos sabiam qual mês era o mais chuvoso, ou o mais quente. Sabiam até as melhores datas de plantar. Hoje em dia as coisas mudaram. E isso, e vários outros acontecimentos, são uma consequência da chamada crise climática. Essa é uma expressão que tem sido usada para demonstrar a situação ambiental do planeta relativa às mudanças no clima. Essas transformações são variações na temperatura em escala global que podem causar efeitos catastróficos.

Extinção de várias espécies, insegurança alimentar, derretimento das geleiras junto com o aumento do nível do mar e das inundações são apenas algumas das consequências dessa crise, que afeta diretamente todos os seres humanos. E aqui cabe outra pergunta: onde ficam os jovens em toda essa conversa?

No ano passado aconteceu a COP26, que é a Conferência das Nações Unidas sobre as mudanças do clima. O evento é anual. Por lá, nós tivemos a participação da ativista Greta Thunberg, que causou um grande impacto na tomada de decisão de líderes mundiais, como, por exemplo, o caso de alguns países assinarem acordos depois de seu discurso.

Assim conseguimos mostrar o quanto é importante se preocupar com a crise climática para não ser pego desprevenido - é preciso sempre pensar nas devidas precauções para não sofrer as consequências.

O papel dos jovens é lembrar aos líderes governamentais, às gerações passadas, que as mudanças climáticas estão aí, que temos que cuidar do nosso planeta. Que se não agirmos agora não teremos um planeta para as gerações futuras.

O cidadão do amanhã. Essa frase é comumente usada para se referir aos jovens, porém mostra-se totalmente o contrário da realidade. As juventudes não são os cidadãos do amanhã, mas sim os cidadãos do hoje e do agora. Ninguém além de nós é capaz de usar todo o poder das redes sociais, por exemplo.

É inegável que elas são importantes para facilitar a nossa comunicação. Além disso, elas ainda servem para que fiquemos atualizados. Porém, a relação entre os jovens e as redes sociais vai além: as redes também nos possibilitam nos relacionarmos com marcas e empresas, consumir jogos e compartilhar momentos particulares. Muitos jovens seguem os exemplos de pessoas engajadas em ter uma vida sustentável, e isso contribui bastante para o meio ambiente, pois mobiliza ainda mais gente a fazer o mesmo.

Nas redes sociais, nós conseguimos alcançar quantidades incríveis de pessoas que acompanham a nossa trajetória e também sensibilizamos cada seguidor com o nosso conteúdo. Ninguém faz nada sozinho. O grande e único poder é a união. E nós, jovens, somos muito bons em sensibilizar a família, amigos e escola em prol de uma causa. E é disso que precisamos mais do que nunca. Precisamos agir agora e todos juntos.

Então para você que não leva uma vida sustentável, que não está por dentro dos problemas pelos quais o mundo está passando, deixo uma reflexão para que repense seus atos e atitudes. O planeta pode morrer se não der a atenção necessária, se não tomar os devidos cuidados. Ele é responsabilidade de todos nós.