Cuidado com o câmbio automático: estes erros vão te fazer amargar prejuízo

O câmbio automático melhora o conforto a bordo, especialmente nos congestionamentos, e costuma dar menos despesa com manutenção. Mas, quando acontece algum problema, geralmente o gasto necessário para o reparo é bastante elevado.

Para evitar dor de cabeça, é preciso ficar atento aos erros mais comuns que aceleram o desgaste e podem até danificar o câmbio, gerando uma despesa que poderá pesar bastante no seu bolso. Confira.

1 - Engatar a ré com o carro ainda em movimento

Imagem
Imagem: Divulgação

Essa é uma prática tão comum quanto prejudicial. Ao manobrar o veículo apressadamente, é comum engatar a ré com o carro ainda se movimentando para a frente.

O tranco decorrente desse hábito vai causando danos ao sistema de transmissão, podendo levar, com o passar do tempo, a falhas graves e caras para serem corrigidas.

Selecionar a posição "P" com o automóvel rodando é outro hábito a ser evitado.

Nesse caso, não há sobrecarga do câmbio e sim da trava que protege a transmissão de danos causados por eventual movimentação enquanto o carro estiver estacionado.

Se essa trava for continuamente forçada, poderá se romper. É preciso se certificar de que o automóvel esteja totalmente parado antes de colocá-lo na posição "R" ou "P".

2 - Fazer o motor 'pegar no tranco'

Imagem
Imagem: Getty Images
Continua após a publicidade

É possível usar o método em carros com transmissão automática para fazer o motor ligar. No entanto, a prática deve ser evitada por causa dos riscos envolvidos.

É importante não colocar o câmbio na posição "P" com o veículo andando, o que travaria imediatamente as rodas. Nessa situação, podem ocorrer danos.

Isso ocorre porque, ao selecionar "P", é acionado um pino que trava o eixo que conecta o câmbio ao motor, que pode quebrar, além de outros componentes como o sincronizador.

Para "pegar no tranco", a orientação é posicionar o seletor em "N" e colocar em "D" ou "2" quando o veículo atingir uma velocidade de aproximadamente 20 km/h. Com isso, o motor deve ligar.

Ao mesmo tempo, esse "tranco" força componentes e, se for realizado de forma contínua, as chances de dor de cabeça aumentam e muito.

Se a bateria ficar descarregada, o recomendado é fazer a 'chupeta' ou recarregá-la usando aparelho específico para este fim. Se a bateria já não retiver a carga, aí é necessário trocá-la por uma nova.

Continua após a publicidade

3 - Exceder a carga útil

Imagem
Imagem: Getty Images

O câmbio automático tem se tornado cada vez mais popular no Brasil e isso inclui as picapes.

Rodar com carga acima da especificada no manual do proprietário é um costume relativamente comum, porém bastante nocivo.

Levar peso demasiado compromete a segurança, ampliando o espaço necessário para a frenagem, trazendo risco até de tombamento, no caso de carga muito alta.

O mau hábito também submete uma série de componentes a um esforço acima da sua especificação, reduzindo sua vida útil.

Continua após a publicidade

Isso vale para itens como suspensão, motor e, claro, transmissão.

4 - Dirigir na banguela

Imagem
Imagem: Marcio Cassol/ Futura Press

Um hábito prejudicial é andar na "banguela" com a expectativa de poupar combustível. A prática não faz o carro beber menos e ainda compromete a segurança, bem como traz risco de danos à transmissão.

Colocar o câmbio em neutro na verdade faz o carro gastar mais combustível do que se estivesse engrenado.

Isso porque o sistema de injeção é calibrado na fábrica para entrar em modo de baixo consumo assim que você tira o pé do acelerador, com a transmissão em "D". Isso faz com que o motor receba apenas a quantidade necessária de combustível para mantê-lo girando.

Continua após a publicidade

Especialmente em uma descida de serra, colocar o câmbio em "N" ainda traz risco de acidentes. Com as rodas de tração livres, os freios ficam sobrecarregados e podem ficar superaquecidos, perdendo a eficiência.

Além disso, deixar o carro rodar em neutro e voltar para a posição "D" com o veículo ainda em movimento pode danificar uma ou mais engrenagens do câmbio.

5 - Descuidar da manutenção

Imagem
Imagem: Foto: Shutterstock

Muitos acreditam que o câmbio automático não requer manutenção regular e essa crença pode gerar prejuízos pesados se a transmissão quebrar. Especialmente na configuração dotada de conversor de torque e engrenagens, o câmbio, da mesma forma que outros componentes mecânicos, requer lubrificação.

As especificações e os prazos para troca do fluido são indicados no manual do veículo e devem ser respeitados. A troca do óleo, inclusive, pode ser antecipada dependendo das condições de uso do automóvel.

Continua após a publicidade

Vale destacar que alguns modelos não trazem a recomendação de troca de óleo, que supostamente dura por toda a vida útil do veículo.

No entanto, isso não significa que a transmissão automática está livre de problemas de lubrificação.

Pode acontecer algum vazamento, o que reduz o nível do lubrificante, elevando o atrito entre partes internas e elevando a temperatura, que é uma grande vilã quando se trata de carros automáticos.

Além da redução no nível, o óleo pode receber algum tipo de contaminação por agentes externos, o que reduz a sua eficiência.

A dica é verificar o óleo durante as revisões. Se apresentar uma aparência escurecida, isso pode sinalizar que já não apresenta as características necessárias de lubrificação.

Problemas com o óleo apresentam sintomas comuns, como trancos na troca de marchas. A transmissão também pode "patinar", ou seja, ao acelerar o carro demora alguns instantes para tracionar as rodas.

Continua após a publicidade

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Fontes: Edson Orikassa, diretor executivo da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva); Erwin Franieck, mentor em engenharia avançada da SAE Brasil; Camilo Adas, presidente da SAE Brasil.

Câmbio automático: saiba usá-lo do jeito correto

Siga o UOL Carros no

Deixe seu comentário

Só para assinantes