Topo

Jeep apresenta SUV 100% elétrico e estuda fabricar modelo no Brasil

Daniel Neves e Jorge Moraes

Do UOL, em Paris (França)

18/10/2022 04h00

A Jeep aproveitou o Salão de Paris para apresentar seu primeiro carro concebido 100% elétrico, o Avenger. Com cara de 'mini-Renegade', o SUV subcompacto será lançado inicialmente na Europa em 2023, mas pode estar a caminho do Brasil em breve.

Em conversa com UOL Carros, Christian Meunier, chefe global da Jeep, confirmou que está nos planos da marca que o modelo se torne global. Ainda afirmou que o Brasil está entre os países cotados para receber o Avenger em um futuro próximo - e não importado, mas sim produzido em nosso país.

"Estamos estudando. Adoraria isso, mas tudo depende do plano de negócios. Alex [Aquino, vice-presidente da marca para América do Sul] gostou do carro, quer leva-lo. Ainda não há uma decisão, mas gostaríamos de levar o produto para lá. É diferente, não podemos apenas levar o produto dos EUA para o Brasil, é preciso a adaptação. Caso seja vendido por lá, será feito no Brasil, não importado. Uma decisão difícil, um grande investimento", afirmou Meunier.

O novo SUV subcompacto havia aparecido apenas uma vez até então, em rápida exibição em evento da Jeep no último mês. Ele é baseado na plataforma eCMP, a mesma utilizada pelo Peugeot e-2008 - que será lançado em breve no Brasil. Com 4,07 m de comprimento, 15,4 cm a menos que o Renegade, passa a ser o menor carro da marca.

O Avenger é equipado com motor elétrico de 154 cv e 26,5 kgfm de torque, sendo movido por uma bateria de 54 kWh entre os bancos dianteiro e traseiro e o túnel central. De acordo com a Jeep, a promessa é de uma autonomia de até 550 km no ciclo urbano.

O tempo de recarga, em carregador de 100 kw, é de até 24 minutos para 80% da capacidade. Em um wallbox de 11 kw, a carga completa demora 5,5 h.

O modelo vem de fábrica com cinco modos de condução: Normal, Eco, Sport, Snow (Neve), Mud (Lama) e Sand (Areia). No interior, conta com painel horizontal na cor da carroceria, painel de instrumentos digital de 7 polegadas e central multimídia de 10,25''. Vem equipado com ar-condicionado, sensores de estacionamento e câmera de ré.

O pacote ADAS traz autonomia de nível 2 com recursos como alerta de ponto cego, assistência de mudança de faixa e de estacionamento, controle de cruzeiro adaptativo e de manutenção de faixa.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

* Viajaram a convite da Renault