Topo

Jorge Moraes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Renault domina atenções no Salão de Paris em evento com poucas marcas

Colunista do UOL

18/10/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Renault tomou conta do Salão do Automóvel de Paris, que vai até o próximo dia 23. No 6º pavimento do parque de exposições Porte de Versailles, mostrou foco na eletrificação e nas marcas Dacia e Alpine. Mégane e Kangoo elétricos são os dois carros confirmados para o Brasil em 2023.

Esportivos como o Alpine 110e mais o histórico Renault 5, o novo crossover Austral no universo híbrido E-Tech, assim como o Arkana, habitam o espaço premium do fabricante francês - que inovou na apresentação do conceito 4Ever Trophy. Na Dacia, o conceito Manifesto é um buggy futurista. Sandero e Stepway ganharam nova roupagem local, assim como o Duster.

Da Stellantis, apenas a Peugeot marcou presença entre as três francesas (incluo aqui a charmosa DS). Da Citroën ninguém ouviu falar. A Jeep trouxe pela primeira vez para a Europa o Avenger 4Xe, crossover 100% elétrico.

Os chineses, como vem acontecendo nos últimos eventos, ocupam espaços considerados nobres, como no hall de entrada do Salão, por exemplo. A BYD, em processo de expansão no Brasil, mostrou o SUV Atto 3, 100% elétrico que vai se chamar Yuan Plus e custará perto dos R$ 300 mil. O carro tem porte do híbrido Song, mas é totalmente na bateria. No estande, espaço para o Han e o Tan, assim como a novidade Seal.

A GMW com a Wey quer entrar no mercado europeu, estreando primeiro na Alemanha, para brigar com as premium Audi, BMW e Mercedes-Benz - todas ausentes por aqui. A estratégia continua pelo Velho Continente com o elétrico Ora Good Cat, que acabou de ser lançado no Reino Unido e marcou sua presença.

Microcarros e ações de mobilidade como a desenvolvida pela Mobilize exibem o presente elétrico com veículos compactos. Aluguel e sustentabilidade são bandeiras da empresa.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

* Viajou a convite da Renault