Topo

Bom demais para nós? Veja os equipamentos que Onix perdeu além da liderança

Diferente do Hyundai HB20, a linha 2023 do Chevrolet Onix não teve atualizações no design  - Reinaldo Canato/UOL
Diferente do Hyundai HB20, a linha 2023 do Chevrolet Onix não teve atualizações no design Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Colaboração para o UOL

13/09/2022 04h00Atualizada em 13/09/2022 09h35

Quando a atual geração do Chevrolet Onix foi lançada, em 2019, ela surpreendeu com seu pacote de assistências à condução e conectividade - como internet 4G dedicada e outros itens até então inéditos entre hatches compactos fabricados no Brasil.

Esses recursos tecnológicos ajudaram a consolidar o Onix no posto de carro mais vendido do país, logo à frente do Hyundai HB20. Contudo, a crise dos semicondutores atingiu o modelo da Chevrolet em cheio, chegando a interromper sua produção durante cinco meses durante o ano passado.

A longa paralisação resultou na perda da liderança para o Hyundai, que até hoje não foi retomada, e não ficou nisso: a falta de chips continua, motivando a retirada de equipamentos que ajudavam a diferenciar o Onix no mercado brasileiro.

Muitas das funcionalidades que deixaram de ser disponibilizadas, inclusive nas versões mais caras, são justamente as que necessitam de avançados semicondutores.

Enquanto isso, concorrentes mais simples sofreram menos com o problema.

Sobre o assunto, a Chevrolet enviou a seguinte nota ao UOL Carros:

"A cadeia global de suprimentos ainda tem demonstrado imprevisibilidade no fornecimento de componentes, com impactos pontuais na indústria automotiva mundial. Por isso estamos trabalhando ativamente com nossos fornecedores para mitigar potenciais paralisações na produção e para buscar alternativas no intuito de otimizar o prazo de entrega dos produtos aos nossos clientes. Por isto, temporariamente, versões dos modelos Onix e Onix Plus estão com novos pacotes de vendas, mais acessíveis, sem dispor de determinadas funcionalidades do multimídia. A GM informa ainda que será possível a aquisição futura pelo cliente de um novo modulo capaz de habilitar estas funcionalidades."

Veja os itens que desapareceram da lista de equipamentos:

Android Auto

A central multimídia do Onix, My Link, não tem mais conectividade com o Android Auto. Isso significa que usuários de smartphones com esse sistema operacional não poderão espelhar seus celulares para acompanhar aplicativos de geolocalização e atender chamadas, por exemplo.

Ar-condicionado automático

Ar-condicionado automático está indisponível atualmente para Chevrolet Onix e Onix Plus - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
Ar-condicionado automático está indisponível atualmente para Chevrolet Onix e Onix Plus
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

O ar-condicionado digital, com função de ajuste automático de temperatura, que já esteve presente na versão topo de linha do Onix, agora é um opcional, com um custo de R$ 1 mil.

Bluetooth

A conexão sem fio via Bluetooth, presente há alguns anos em boa parte dos veículos, neste momento está indisponível na linha atual do Onix.

Por isso, os proprietários poderão sentir falta de falar no celular ou ouvir música utilizando essa alternativa de conectividade, principalmente os usuários de Android.

Conexão sem fio com celular

A central multimídia do Onix perdeu diversas funções de conectividade - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
A central multimídia do Onix perdeu diversas funções de conectividade
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Os usuários de iPhone também saíram perdendo. Agora não há mais conexão sem fio com a central multimídia via Apple CarPlay. É necessário usar um cabo para espelhar a tela do celular da maçã.

Há não muito tempo, a conexão sem cabos estava disponível para Android Auto e Apple CarPlay.

4G dedicado com wi-fi a bordo

Um dos itens que mais chamaram atenção durante o lançamento do Onix, em 2019, o Wi-Fi a bordo via chip 4G dedicado também não está mais disponível no modelo.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.