Topo

BMW usará tintas feitas a partir de fezes e outros dejetos em seus carros

BMW usará tintas feitas a partir de fezes e outros dejetos - Divulgação
BMW usará tintas feitas a partir de fezes e outros dejetos Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL

11/07/2022 12h32

A BMW anunciou que está se unindo à marca BASF para criar tintas sustentáveis a partir de dejetos de esgoto, incluindo fezes. A intenção é substituir componentes a base de petróleo no processo de pintura por matérias-primas de resíduos orgânicos, incluindo o material das estações de tratamento de esgoto.

Além de reduzir a utilização de recursos fósseis, a novidade também reduzirá as emissões normalmente na produção e transporte do petróleo bruto. Calcula-se que o processo reduza as emissões de CO2 em 40%.

A BMW informou que irá utilizar este processo em suas fábricas em Leipzig, na Alemanha, e também em Rosslyn, África do Sul.

"Ao reduzir nosso uso de matérias-primas fósseis, podemos conservar os recursos naturais e reduzir as emissões de CO2 ao mesmo tempo", disse Joachim Post, chefe de compras e rede de fornecedores da BMW.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.