Topo

Carro voador japonês ganha certificação e deve começar a operar em 2025

SkyDrive SD-05 - Divulgação
SkyDrive SD-05 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/05/2022 12h06

A empresa japonesa SkyDrive desenvolveu há tempos seu primeiro protótipo de um modelo eVTOL (decolagem e aterrissagem vertical elétrica). Com apenas 4 x 4 x 2 metros, ele voava por 10 minutos e atingia até 50 km/h. Agora, com o conhecimento adquirido, ela diz ter o primeiro carro voador de seu país a obter uma das aprovações oficiais necessárias para operar.

O modelo é o SD-05, com oito hélices que podem fazê-lo se deslocar a mais de 100 km/h. Ele tem peso de decolagem de até 500 kg e autonomia de voo de mais de 30 minutos.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

A SkyDrive, que conta com apoio da Suzuki, chegou a um acordo com o Escritório Civil de Aviação Civil Japonesa (JCAB) do Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT) para uma primeira certificação para o SD-05.

fot - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Ela foi solicitada no ano passado. Em seu manual, a JCAB diz que é "flexível quanto à forma da estrutura do avião e do sistema da aeronave" - uma boa notícia para o mercado deste tipo de aeronave.

Agora, para a SkyDrive, resta esperar mais alguns anos para obter toda a certificação, entretanto a marca é otimista e crê que em 2025 já estará podendo operar.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.