Topo

Chevrolet Onix: por que ex-líder não recuperou posto de carro mais vendido

Onix ficou cerca de 5 meses sem ser produzido em 2021 e ainda não retomou a liderança que deteve durante 6 anos seguidos - Divulgação
Onix ficou cerca de 5 meses sem ser produzido em 2021 e ainda não retomou a liderança que deteve durante 6 anos seguidos Imagem: Divulgação

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

09/03/2022 04h00

Carro mais vendido do Brasil durante seis anos consecutivos, de 2015 a 2020, o Chevrolet Onix perdeu a liderança no ano passado, quando ficou em quarto lugar entre os automóveis, somando 73.623 emplacamentos contra 86.455 do líder Hyundai HB20.

Incluindo os comerciais leves no ranking, o hatch da General Motors encerrou 2021 na quinta colocação, atrás da Fiat Strada (109.107), campeã absoluta. Neste início de 2022, o Onix ainda não recuperou o posto, perdendo para o HB20 entre os carros de passeio por margem apertada (11.795 a 11.744) e também para a Strada (14.030) no acumulado de janeiro e fevereiro.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Para Cassio Pagliarini, sócio da consultoria automotiva Bright Consulting, o motivo pelo qual o Onix perdeu a liderança em 2021 ajuda a explicar por que o compacto não a retomou até agora: no ano passado, ele e o sedã Onix Plus ficaram cinco meses sem ter nenhum exemplar produzido na fábrica de Gravataí (RS) devido à escassez de componentes na pandemia. A dupla só voltou a ser fabricada em meados de agosto passado.

"É difícil você reconquistar os clientes absorvidos por carros de outras marcas durante estes cinco meses sem produção. A General Motors terá de empreender muito mais esforço para reconquistar a primeira posição do que para mantê-la, caso não tivesse perdido o posto", pondera o especialista.

Onix já voltou a liderar em alguns meses

Siga o UOL Carros no

É verdade que, desde quando voltou a ser fabricado, o Chevrolet Onix já fechou três meses na ponta dos carros de passeio - incluindo dezembro, quando vendeu mais até do que a Strada, e fevereiro, quando perdeu apenas para a picape compacta da Fiat.

Essa reação veio com a volta do segundo turno à linha de montagem de Gravataí, no início de outubro - a fábrica, que já operou em três turnos, voltou às atividades em agosto com apenas um, inicialmente.

Consultada por UOL Carros, a General Motors informa que a unidade gaúcha iniciou em 21 de fevereiro uma "parada técnica", acompanhada de férias coletivas aos funcionários, para a realização de "atualizações na linha de produção". A parada vai até 20 de março e, como foi programada, deve ter sido precedida pela produção extra de veículos, de forma a compensar o período de inatividade.

Para Cássio Pagliarini, mesmo que esse lote adicional não tenha sido fabricado, isso não deverá afetar as vendas de Onix e Onix Plus.

"Neste momento, não acredito que uma eventual limitação na produção vá reger o volume de vendas de qualquer veículo, pois a demanda está bem restrita. A guerra entre Rússia e Ucrânia pode até prejudicar um pouco as cadeias logísticas e elevar o valor do frete, embora Onix e Onix Plus não tenham nenhum componente proveniente desses países".

Como Onix pode reaver liderança

Menos afetado pela falta de semicondutores, HB20 virou líder em 2021 e mantém posto no acumulado de 2022 - Divulgação - Divulgação
Menos afetado pela falta de semicondutores, HB20 virou líder em 2021 e mantém posto no acumulado de 2022
Imagem: Divulgação

Para o consultor, o caminho para o Onix retomar a liderança, ao menos dentre os carros de passeio, passa por uma estratégia agressiva de marketing e posicionamento de produto.

"É necessário realizar promoções e facilitar acesso a crédito para que o volume de vendas continue crescendo. O HB20, apesar do visual ser considerado controverso por muitos, tem sido consistente no que se refere a estratégia de vendas. A Hyundai tem explorado de forma sólida as qualidades do carro, dentre elas os cinco anos de garantia, fazendo com que se mantenha na ponta".

Quanto ao desafio de superar também a Strada, Pagliarini prevê um caminho difícil.

Picape Fiat Strada continua líder geral do ranking de veículos mais vendidos, superando HB20 e Onix - Marcos Camargo/UOL - Marcos Camargo/UOL
Picape Fiat Strada continua líder geral do ranking de veículos mais vendidos, superando HB20 e Onix
Imagem: Marcos Camargo/UOL

"Picapes mais compactas com chassi monobloco e cabine dupla têm feito sucesso como alternativa, muitas vezes mais acessível, aos SUVs, que são a categoria que mais cresce no mercado".

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.