Topo

Estudo mostra que frenagem de emergência não funciona tão bem à noite

Carro para em teste de frenagem de emergência à noite - Reprodução
Carro para em teste de frenagem de emergência à noite Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo (SP)

09/02/2022 08h00

Esta é a versão online para a edição desta quarta-feira (09/02) da newsletter Carros do Futuro. Para assinar esse e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

Um estudo do Insurance Institute for Highway Safety (Instituto de Seguros para Segurança Rodoviária - IIHS) nos Estados Unidos mostrou que veículos com sistemas automáticos de frenagem de emergência com detecção de pedestres têm possibilidade de falhar em locais com pouca luz e alta velocidade.

De acordo com a organização, o estudo se focou em atropelamentos que ocorreram à noite e em locais pouco iluminados, e descobriu que os sistemas não faziam diferença. Outra circunstância onde não fazia diferença ter ou não o sistema era acima de 80 km/h, ou quando o veículo estava fazendo curvas.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Apesar disso, o IIHS pontua que estes sistemas são bastante úteis em locais bem iluminados e no trânsito de grandes cidades, devido ao fato de terem reduzido a probabilidade de acidentes em 27% no geral e em 30% para acidentes com ferimentos.

"Este é o primeiro estudo do mundo real com o sistema frenagem automática de emergência para cobrir uma ampla gama de fabricantes, e prova que a tecnologia está eliminando colisões", disse Jessica Cicchino, vice-presidente de pesquisa do IIHS.

"Infelizmente, também mostra que esses sistemas são muito menos eficazes no escuro, onde ocorrem três quartos dos acidentes fatais com pedestres."

Assim, a organização está criando um teste noturno para estes sistemas visando a prevenção de colisões noturnas.

David Aylor, gerente de testes de segurança ativa do IIHS, disse: "o teste de luz do dia ajudou a impulsionar a adoção dessa tecnologia".

"Mas o objetivo de nossas classificações é sempre abordar o maior número possível de lesões e mortes no mundo real - e isso significa que precisamos testar esses sistemas à noite."

De acordo com o IIHS, os 6.205 pedestres mortos nos EUA em 2019 representaram quase um quinto de todas as mortes no trânsito. Nesse mesmo ano, cerca de 76.000 pedestres sofreram ferimentos não fatais.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

UOL Carros recomenda

De Razuk a ex-ator da Globo: nova lei ataca aceleradas ilegais de youtubers. Leia mais

Fim das 'máquinas de matar'? Por que caminhão arqueado caminha para o adeus. Leia mais

Bombou nas redes

Nada de rainha Elizabeth: sultão tem 7 mil carros e até limusine de ouro. Leia mais

'Cemitério de Chevrolet' reúne mais de 100 modelos clássicos a céu aberto. Leia mais