Preços nas alturas: carros da Ford também valorizaram após saírem de linha?
Como consequência da queda da produção de automóveis novos em todo o mundo - causada pela escassez de semicondutores -, em vez de perder valor com o passar do tempo, os carros usados começaram a ficar mais caros. Desde o início do ano, de acordo com dados da KBB, veículos seminovos com ano-modelo 2021 valorizaram, em média, 9,88%.
Será que essa valorização também se aplica para carros que saíram de linha - em especial os modelos da Ford, que fechou suas fábricas no país em 2021 e passou a trazer modelos importados para cá?
- O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
Ka, Ka Sedan e Ecosport, os três modelos da Ford que deixaram de ser vendidos pela montadora no país em abril, tiveram uma correção média de -0,59%, 5,73% e 6,02% no período, respectivamente.
O consultor automotivo Cassio Pagliarini explica que desvalorizar mais - ou não acompanhar a valorização - é o caminho natural para carros que saíram de linha. No entanto, quem tem um desses modelos na garagem não precisa se preocupar: a discrepância em relação aos concorrentes não deve crescer.
"Em 2023, quando estivermos falando de carro ano-modelo 2021, um Ka Sedan ainda estará em torno de 5% menos valorizado do que um concorrente da mesma categoria", explica o especialista.
Versões
Apesar da porcentagem média de valorização/desvalorização, algumas versões saem da curva. É o caso da versão topo de linha do Ka, a Freestyle 2.0, que chegou a perder -3,82% de valor em um mercado em que os concorrentes valorizaram quase 10%. Por outro lado, uma das versões de entrada do Ka Sedan, a SE Plus 1.0, valorizou 9,88%.
O Ecosport deve ser analisado à parte. Apesar de não acompanhar os rivais no quesito valorização, ele se destaca entre os modelos Ford que saíram de linha. O consultor Cassio Pagliarini diz que esse é um outro movimento comum do mercado: a valorização dos SUVs.
"O carro subiu tanto de preço que o cliente quer 'algo mais' para justificar o investimento, e acabam encontrando isso nos SUVs mais baratos. Ele aceita investir mais porque entende que está levando um produto maior. É a categoria que mais valorizou, e o Ecosport segue esse raciocínio tendo um desempenho melhor do que Ka e Ka Sedan", esclarece.
Entre todas as versões do Ecosport, o destaque vai para a Storm, que tem tração 4x4 e transmissão automática. Ela valorizou 16,27% no período, bem acima da média. A explicação de Pagliarini é a lei da oferta e da procura, já que não há concorrentes nessa faixa de preço com essas especificações.
"Algumas pessoas precisam de um SUV pequeno com tração 4x4. O Ecosport Storm atende a esse público específico por um valor acessível", finaliza Pagliarini.
Evolução dos preços por versão
A pedido de UOL Carros, a consultoria de preços KBB reuniu dados sobre a evolução de preços dos modelos Ford nos últimos meses. Todos eles são ano-modelo 2021.
S 1.0 12V
Preço em fevereiro de 2021: R$ 50.730,00
Preço em novembro de 2021: R$ 49.662,00
Variação: -2,11
SE 1.0 12V
Preço em fevereiro de 2021: R$ 51.739,00
Preço em novembro de 2021: R$ 50.990,00
Variação: -1,45
SE PLUS 1.0 12V
Preço em fevereiro de 2021: R$ 55.923,00
Preço em novembro de 2021: R$ 54.240,00
Variação: -3,01
SE PLUS 1.5 12V AT
Preço em fevereiro de 2021: R$ 66.112,00
Preço em novembro de 2021: R$ 65.320,00
Variação: -1,20
FREESTYLE 1.5 12V AT
Preço em fevereiro de 2021: R$ 68.640,00
Preço em novembro de 2021: R$ 66.017,00
Variação: -3,82
Ford Ka Sedan
SEDAN SE 1.0 12V
Preço em fevereiro de 2021: R$ 50.990,00
Preço em novembro de 2021: R$ 54.990,00
Variação: 7,84%
SEDAN SE PLUS 1.0 12V
Preço em fevereiro de 2021: R$ 52.008,00
Preço em novembro de 2021: R$ 57.146,00
Variação: 9,88%
SEDAN SE 1.5 12V
Preço em fevereiro de 2021: R$ 59.717,00
Preço em novembro de 2021: R$ 61.640,00
Variação: 3,22%
SEDAN SE PLUS 1.5 12V AT
Preço em fevereiro de 2021: R$ 64.308,00
Preço em novembro de 2021: R$ 65.345,00
Variação: 1,61%
SEDAN TITANIUM 1.5 12V AT6
Preço em fevereiro de 2021: R$ 70.748,00
Preço em novembro de 2021: R$ 75.211,00
Variação: 6,31%
Ford Escosport
SE DIRECT PCD 1.5 12V AT6
Preço em fevereiro de 2021: R$ 66.490,00
Preço em novembro de 2021: R$ 68.966,00
Variação: 3,72%
SE 1.5 12V
Preço em fevereiro de 2021: R$ 72.153,00
Preço em novembro de 2021: R$ 79.941,00
Variação: 10,79%
SE 1.5 12V AT6
Preço em fevereiro de 2021: R$ 82.269,00
Preço em novembro de 2021: R$ 83.691,00
Variação: 1,73%
FREESTYLE 1.5 12V
Preço em fevereiro de 2021: R$ 82.814,00
Preço em novembro de 2021: R$ 85.876,00
Variação: 3,70%
TITANIUM PLUS 1.5 12V AT6
Preço em fevereiro de 2021: R$ 88.909,00
Preço em novembro de 2021: R$ 99.898,00
Variação: 12,36%
FREESTYLE 1.5 12V AT6
Preço em fevereiro de 2021: R$ 89.517,00
Preço em novembro de 2021: R$ 89.975,00
Variação: 0,51%
STORM 4WD 2.0 16V AT6
Preço em fevereiro de 2021: R$ 91.990,00
Preço em novembro de 2021: R$ 106.954,00
Variação: 16,27%
TITANIUM 1.5 12V AT6
Preço em fevereiro de 2021: R$ 97.741,00
Preço em novembro de 2021: R$ 98.517,00
Variação: 0,79%
TITANIUM 2.0 16V AT6
Preço em fevereiro de 2021: R$ 98.885,00
Preço em novembro de 2021: R$ 103.361,00
Variação: 4,53%
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.