Topo

Taycan Cross Turismo: Porsche traz perua com pegada aventureira ao Brasil

Rafaela Borges

Colaboração para o UOL

01/10/2021 20h00

A segunda versão de carroceria do carro elétrico da Porsche chegou ao Brasil. A perua Taycan Cross Turismo tem preço de R$ 685 mil e as unidades oferecidas na pré-venda começam agora a ser entregues.

A marca classifica a perua como um crossover, pois deu a ela uma pegada mais off-road - enquanto o sedã é voltado à total esportividade. A única versão destinada ao mercado brasileiro é a Taycan 4 Cross Turismo.

São dois motores elétricos que entregam 380 cv, podendo chegar a 476 cv no momento em que se utiliza o controle de largada. O torque é de 51 mkgf.

Conforme dados da Porsche, a perua acelera de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos. A velocidade máxima é de 220 km/h.

Pegada aventureira

Porsche Taycan Cross Turismo teaser - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Para mostrar a imagem com pegada aventureira da perua, a Porsche criou uma expedição pelo Brasil. O projeto, que também tem o objetivo de mostrar a estrutura de postos de recarga da marca, será on e off-road.

Entre os locais visitados está a Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, Jericoacoara, no Ceará, e a Chapada Diamantina, na Bahia.

Em relação ao sedã, a Cross Turismo tem tração 4x4 - o três-volumes, apesar dos dois motores elétricos, tem sistema mais concentrado na traseira. A perua tem também uma suspensão adaptável, que se adequa a diversos tipos de terreno e tem variação automática de altura - algo que pode ser feito também manualmente.

O chassi ficou 3 cm mais alto que o do sedã, conforme a Porsche. Além disso, o carro tem saias laterais específicas para a fora de estrada e para-lamas pretas, para ficar com aparência mais aventureira.

Espaço

Porsche Taycan Cross Turismo - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A Taycan Cross Turismo, como uma boa perua, também investe na pegada familiar. No banco traseiro, há 4,5 cm a mais de espaço para a cabeça. Ela pode vir na configuração de quatro ou cinco lugares - a preferida dos consumidores na pré-venda.

A tampa do porta-malas ficou mais larga, o que facilita a acomodação de objetos como bicicletas - os bancos de trás são rebatíveis, elevando a capacidade do compartimento a 1.212 kg.

Com o banco traseiro em uso, a capacidade do porta-malas é de 446 litros - 39 litros a mais que no sedã.

Autonomia e recarga

De acordo com a Porsche, a autonomia da Taycan 4 Cross Turismo fica entre 380 e 456 km. O carro vem de série com carregador de 11 kW, instalado gratuitamente pela marca.

Nessa estação, a recarga de 0 a 100% leva 9 horas. Em 22 kw (esse tipo de carregador também é ofereço pela Porsche), o tempo cai para 5 horas. Em carregadores ultrarrápidos, a partir de 150 kw, a recarga de 0 a 80% da bateria leva cerca de meia hora.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.