Topo

Jeep Commander: prós e contras do SUV de sete lugares ante os rivais

José Antonio Leme

do UOL, em São Paulo (SP)

03/09/2021 04h00

Novo produto da Jeep, o Commander chega ao mercado querendo liderar o segmento de SUV médios de sete lugares. O modelo terá um amplo leque de rivais, mas alguns deles estão mais próximos, tanto em preço quanto em conceito.

No caso, os modelos que estão mais próximos do Commander, ou seja, que também são SUVs com base de monobloco, não de carroceria sobre longarinas (SW4, Pajero Sport e Trailblazer) são o Volkswagen Tiguan e o Caoa Chery Tiggo 8.

Mas vamos conferir quais são os pontos fortes e fracos do Commander em relação aos rivais.

Jeep Commander Overland - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Design

O design é bem particular em cada um deles. O Commander aposta em um aspecto rústico e bruto para manter a linguagem dos carros da Jeep e o DNA de ter capacidade fora de estrada. As sete barras na grade dianteira e as caixas de roda com formato bem quadrado evidenciam esse jeitão de "rústico".

No caso do Tiguan, quem busca um ótimo acabamento e aspecto esportivo encontra nele. Oferecido só na versão R-Line, o SUV da VW é o que tem o visual mais esportivo com pequenas mudanças como os para-choques, a saída de escape e as rodas em relação as outras versões que já foram vendidas aqui.

O Tiggo 8 está prestes a mudar, o modelo vai ganhar o novo DNA visual da marca sino-brasileira que, entre outras coisas, vai adotar uma grade com estilo 3D, que estreou no Tiggo 3x, o menor da linha. Mas até lá, o visual do modelo mostra a maturidade do design chinês com personalidade própria e estilo é percebido nas ruas.

Jeep Commander Overland - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Espaço

Aqui a briga é bem igual e justa já que as dimensões são bem-parecidas em geral. O Tiggo 8 sai perdendo em entre-eixos com seus 2,71 metros enquanto Commander e Tiguan oferecem 2,79 m.

No comprimento, o Commander leva pequena vantagem com 4,76 m contra 4,70 m no Tiguan e no Tiggo 8. A largura é de 1,85 m para Commander e Tiguan, com o Tiggo 8 sendo 1 cm mais largo: 1,86 m. A altura é de 1,70 m para Commander e Tiggo 8 e de 1,65 m para o Tiguan.

Em termos de porta-malas a diferença não é tão grande já que todos têm um espaço e tanto quanto utilizando a configuração de cinco bancos. Com 5 lugares, o Tiggo 8 oferece 500 litros, seguido do Commander com 661 l e o Tiguan com 686 l.

Quando os sete lugares estão em uso, a diferença é gritante e a ordem de tamanho quase foi mantida. São 140 litros no Caoa Chery, 216 litros no Tiguan e 233 l no Commander.

Jeep Commander Overland - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Equipamentos

O Commander vem muito bem equipado desde as versões de entrada Limited. Os "opcionais" que estão presentes só nas versões Overland são o teto solar panorâmico, sistema de som premium Harman-Kardon, rodas de 19" e ajuste elétrico também para o banco do passageiro.

Com isso ele tem 7 airbags (os demais têm seis), o pacote completo de ADAS que traz frenagem autônoma de emergência, controle de velocidade adaptativo (ACC), leitor de faixa de rodagem com correção e farol alto automático. Traz ainda alerta de fadiga e de pontos cegos.

O pacote fica completo com assistente de estacionamento e painel de instrumentos virtual e configurável, sendo equivalente, até aqui, ao Tiguan. A favor do Commander o sistema de conectividade Adventure Intelligence, que permite rastrear, configurar, ter assistência 24 horas e 4G e Wi-Fi integrado ao carro, que o VW não oferece.

O Tiggo 8 também vem com painel digital, mas não é configurável e na linha 2022 ganhou a função de integração com Android Auto e Apple CarPlay na central multimídia, que não estava disponível até então. Como os demais traz abertura elétrica do porta-malas, chave presencial com partida por botão e câmeras 360º - uma exclusividade dele entre os três.

Jeep Commander Overland - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Motor e câmbio

O Commander é o único que oferece duas motorizações por aqui. A opção de entrada é o 1.3 turboflex de até 185 cv e 27,5 mkgf com etanol e câmbio automático de seis velocidades e tração dianteira.

Acima dele há o 2.0 turbodiesel de 170 cv e 38,7 mkgf que vem associado ao câmbio automático de nove marchas e tração nas quatro rodas com reduzida eletrônica.

O Tiguan oferece o motor 2.0 turbo a gasolina com 220 cv e 35,7 mkgf. A transmissão é a automatizada de dupla embreagem e sete velocidades e o sistema de tração é integral sob demanda com modos de condução para diferentes pisos.

Já o Tiggo 8 oferece motor 1.6 turbo a gasolina de 187 cv e 28 mkgf. O SUV tem tração dianteira e câmbio automatizado de dupla embreagem banhada em óleo e sete marchas; a tração é apenas dianteira.

Jeep Commander Overland - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Preço

O Commander tem um alcance diferenciado de clientes em termos de preço exatamente por ter muitas versões, ou melhor, é o único dos três que não é vendido em versão única.

Com o motor turboflex, as versões Limited e Overland custam R$ 199.990 e 219.990, respectivamente. Já com o propulsor turbodiesel, elas saem por R$ 259.990 e R$ 279.990 cada.

Enquanto isso, Tiguan e Tiggo 8 tem apenas uma versão cada. O preço do SUV da marca alemã é de R$ 236.090 e o do modelo da Caoa é de R$ 187.890, sendo, sem considerar outras questões, o melhor custo-benefício por cada um dos sete assentos.