PUBLICIDADE
Topo

Audi RS3 2022 chega mais invocado e veloz; preço parte de R$ 365 mil

Audi RS 3 2022 Sportback e Sedan - Divulgação
Audi RS 3 2022 Sportback e Sedan Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

19/07/2021 13h39

O Audi RS 3 na versão 2022 foi mostrado oficialmente pela montadora alemã em suas duas opções, Sportback e Sedan. O novo modelo segue com o motor de cinco cilindros 2.5 litros TFSI e ficou mais agressivo em seu design.

Já na parte dianteira vemos uma grade inteiramente preta e com entradas de ar laterais maiores que as do modelo antecessor. Por sua vez, os faróis de LED ganharam um gráfico de bandeira quadriculada, enquanto os para-lamas dianteiros ficaram mais largos e ganharam aberturas na parte de trás das rodas de 19 polegadas.

audi - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Na traseira, temos lanternas agressivas, difusor com escapamentos ovais e uma nova saída de ar decorativa que vai de uma extremidade até a outra.

audi2 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Em termos de desempenho, a unidade motriz gera 400 cv na Europa e 407 cv na versão para os EUA. Nos dois modelos, o torque máximo é de 50,9 kgfm. O motor é acoplado a uma transmissão S-tronic de dupla embreagem e sete marchas, que envia potência às quatro rodas.

Sua aceleração de 0 a 100 km/h leva 3,8 segundos - 0s3 mais rápida que o modelo antecessor - com velocidade máxima limitada em 250 km/h. O pacote RS Dynamic ainda aumenta este número para 290 km/h.

audi3 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A grande novidade da nova geração do RS 3 é o RS Torque Splitter, que substitui o diferencial do eixo traseiro por um pacote de embreagens múltiplas eletronicamente controlado mais sofisticado em cada eixo de transmissão traseiro com unidades de controle independentes. A configuração permite vetorização de torque ativa e totalmente variável em cada uma das rodas traseiras. Além de melhorar a agilidade, a novidade reduzir a saída de frente e torna o RS 3 mais rápido em curvas. Há também o novo modo de drift "RS Torque Rear", reservado apenas para pistas.

audi4 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Além dos modos de direção habituais disponíveis através do sistema Audi drive select (Comfort, Auto, Dynamic RS Individual, and Efficiency), há também o modo "RS Performance" exclusivo para pista, reduzindo ao máximo saídas de frente.

Os modelos poderão ser encomendados na Europa a partir de agosto, com as primeiras entregas ocorrendo no fim do ano. Os preços partem de 60 mil euros (R$ 365 mil) para o Sportback e 62 mil euros (R$ 377 mil) para o Sedan.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.