Topo

'Clone' chinês e elétrico do Fusca é patenteado na Europa

ORA Punk Cat, da Great Wall Motor - Reprodução
ORA Punk Cat, da Great Wall Motor Imagem: Reprodução

Do UOL

Em São Paulo (SP)

05/07/2021 12h29

O Salão do Automóvel de Xangai no mês de abril teve como um de seus destaques o elétrico ORA Punk Cat, da Great Wall Motor, que copiava em seu design ninguém menos que famoso Volkswagen Fusca.

Agora, a empresa patenteou dois designs do modelo de cinco portas tanto na China quanto no Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia. Um dos carros parece ser o Punk Cat mostrado em Xangai. Já o segundo segue o mesmo layout, entretanto de maneira um pouco mais retrô, seguindo a linha do carro dos anos 1960 e 1970.

fusca - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Os faróis inclusive trazem um ar caricato ao modelo, parecendo olhos. Ao contrário do carro mais moderno, este tem rodas planas. Ou seja, os dois carros são versões do Fusca de diferentes épocas.

Com os designs enviados ao escritório em 3 de junho, no dia 11 foram concedidos à marca os "direitos exclusivos em todos os atuais e futuros Estados Membros da União Europeia". Entretanto, esse direito expira em cinco anos, e pode ser renovado por um máximo de 25. E não, na seção de "designers" na página de ambos os carros não há o nome de Ferdinand Porsche, apenas o de 11 chineses.

fusca2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Até o momento, a Volkswagen não se pronunciou sobre o fato. Sua única manifestação foi feita na época ainda do Salão de Xangai, ao site Carscoops. "Nós verificamos esta questão no que diz respeito a quaisquer violações do modelo de utilidade ou direitos de design da Volkswagen AG, e nos reservamos o direito de tomar todas as medidas legais necessárias", disse a montadora na época.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.