Topo

Flagra: Toyota Corolla Cross está pronto e chega até março

Flagra Toyota Corolla Cross - Sandi Alves
Flagra Toyota Corolla Cross Imagem: Sandi Alves

José Antonio Leme

do UOL, de São Paulo (SP)

01/02/2021 14h16

A Toyota prepara seu primeiro lançamento de 2021 e já começa o ano com provavelmente seu mais bombástico modelo, o SUV Corolla Cross. O modelo foi flagrado pelo leitor de UOL Carros Sandi Alves, durante uma rodagem de testes no Rodoanel, na grande SP.

Diferentemente de outros flagras, o modelo rodava sem camuflagem já, mas com cobertura leve, em branco, para esconder a dianteira e a traseira, porém, detalhes da lanterna à mostra e a lateral deixam claro que é o novo SUV médio da Toyota. Ou seja, já é o carro pronto em versão final que será lançado no País. Seu lançamento está programado para este primeiro trimestre.

Sua produção está confirmada para a fábrica de Sorocaba (SP), no espaço da linha de montagem que era ocupado pelo Etios. O Corolla Cross vai utilizar a plataforma modular TNGA, a mesma do Corolla sedã. Com 4,46 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,62 m de altura e 2,64 m de entre-eixos ficará abaixo do RAV4.

Flagra Toyota Corolla Cross no rodoanel - Sandi Alves - Sandi Alves
Imagem: Sandi Alves

Motores do Corolla sedã

No Brasil, o Corolla Cross vai apostar nos mesmos motores oferecidos no sedã. Isso significa o 2.0 flexível Dynamic Force que rende até 177 cv e nas versões de topo, o conjunto híbrido. Ele é formado pela combinação do motor 1.8 flexível de até 101 cv com um elétrico de 72 cv. Combinados rendem 122 cv e torque de 14,5 mkgf (combustão) e 16,6 mkgf (elétrico). O câmbio é sempre o automático CVT.

Flagra Toyota Corolla Cross - Sandi Alves - Sandi Alves
Imagem: Sandi Alves

Pacote de tecnologia também virá do sedã

O SUV Corolla Cross terá o mesmo pacote de tecnologia do três volumes, isso inclui o Safety Sense. São vários itens para segurança ativa e passiva aos ocupantes. Entre eles estão os alertas de saída involuntária de faixa e de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência e faróis de LEDs com assistente de facho alto.

Toyota Corolla Cross 2021 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação