Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

BYD prepara sedã elétrico para desafiar Civic e Corolla no Brasil

BYD Seal AWD - BYD/Divulgação
BYD Seal AWD Imagem: BYD/Divulgação

Colunista do UOL

30/06/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A BYD já tem na manga mais uma novidade para o Brasil. A marca prepara a chegada do sedã médio Seal, que será vendido na versão AWD, e o modelo poderá ter preços agressivos como o Dolphin, apresentado nesta semana.

A marca chinesa chegou atuando em segmentos mais altos do mercado brasileiro e foi descendo o sarrafo até chegar em modelos de preços mais baixos como o Dolphin, que é vendido por R$ 149.800. Com o Seal, ela terá um representante entre os modelos médios do mercado, que hoje conta com rivais híbridos como Honda Civic e Toyota Corolla.

O BYD Seal AWD é um sedã médio construído a partir da mesma arquitetura e-platform 3.0 do Dolphin. Ele tem 4,80 metros de comprimento, 1,87 m de largura, 1,46 m de altura e 2,92 m de entre-eixos. O porta-malas, no entanto, é pequeno para a categoria, comportando apenas 320 litros de bagagens.

A versão escolhida para ser vendida no Brasil tem dois motores elétricos, sendo um em cada eixo. Juntos eles rendem potência combinada de 523 cv e torque de 68,3 kgfm. O Seal AWD tem bateria com capacidade de 82,5 kWh. O conjunto leva o sedã de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos.

BYD Seal AWD - BYD/Divulgação - BYD/Divulgação
BYD Seal AWD
Imagem: BYD/Divulgação

No ciclo WLTP, a autonomia é de até 650 quilômetros. O BYD Seal é um sedã com linhas de um cupê de quatro portas com seu teto formando um arco.

Com linhas futuristas, tem faróis estreitos com abrigo em "C". O para-choque tem duas entradas de ar nas extremidades e a principal na parte inferior. Na traseira, tem lanternas horizontais que se estendem para a tampa do porta-malas.

Assim como os demais modelos da marca, telas digitais se destacam. A menor de 10,25 polegadas é o quadro de instrumentos e a maior de 15,6 " é a central multimídia.

BYD Seal AWD - BYD/Divulgação - BYD/Divulgação
Painel do BYD Seal AWD tem das telas digitais
Imagem: BYD/Divulgação